Nova redução na tiragem do “Diário Oficial da Cidade” promove economia e modernização

Desde a última terça-feira (04/06), 2.100 exemplares do “Diário Oficial da Cidade” (DOC) deixaram de ser impressos. A medida faz parte da continuidade do projeto de modernização do jornal, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Em janeiro de 2012, houve a primeira redução da tiragem, de 5.100 para 3.200 exemplares.

Dentre outros objetivos, o projeto visa otimizar o investimento dos recursos públicos e incentivar a utilização da versão eletrônica do DOC (www.docidadesp.imprensaoficial.com.br/), que oferece ferramentas mais modernas de consulta, facilitando a navegação como, por exemplo, a pesquisa por assunto (palavra chave) e data. A nova versão também permite ao internauta ter acesso ao acervo completo do jornal, desde a sua primeira edição em 1975.

A redução na tiragem também vai garantir aos cofres públicos uma economia mensal de aproximadamente R$ 80 mil, podendo apresentar variações, por conta da diferença na quantidade de páginas diárias publicadas pelos órgãos municipais.

Impressão da Internet vale como documento

A redução na tiragem do Diário Oficial da Cidade não deve preocupar aqueles que precisarem utilizar as publicações como documento. É que as impressões feitas diretamente da Internet poderão ser utilizadas normalmente como prova autêntica da publicação, apresentadas em cartório e anexadas em processos e prontuários funcionais.

Para tanto, o internauta deverá realizar o que chamamos de certificação digital. Trata-se de uma ação muito simples que funciona como uma espécie de assinatura digital e que garante a legitimidade da operação, além de fornecer segurança para o usuário.

Ao acessar o conteúdo desejado, o internauta deverá clicar no botão “certificar”, localizado no topo esquerdo da página do Diário Oficial da Cidade. Automaticamente, o sistema criará um campo, com data, hora e um número de certificação no rodapé da página. Pronto, agora basta imprimir. De janeiro a maio deste ano, 15.394 páginas foram certificadas no site do DOC.