Palestra ensina que mudar certas atitudes pode ser o caminho para a felicidade

No último dia 04, a Escola de Formação do Servidor Municipal promoveu a palestra “Felicidade: do pensamento filosófico à práxis”. O objetivo do tema é ajudar o público a avaliar suas posturas pessoais, que podem afetar sua produtividade e relação com os demais colegas.

Para o palestrante Danilo Montingelli, que é bacharel em Filosofia e pós-graduando em Ensino de Filosofia para Ensino Superior, a filosofia faz com que as pessoas pensem em diferentes aspectos. 

“Ela instrumentaliza as pessoas a raciocinar sobre outro ponto de vista; um servidor que pensa de uma forma diferente e mais ampla pode achar novas soluções mais criativas para os problemas que se apresentam”, explica o instrutor que trabalha na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. 

A exposição do tema discorreu a partir da introdução ao pensamento filosófico, passando pelos períodos históricos da filosofia e finalizando com a visão do homem e da felicidade pelos pensadores e filósofos, como Séneca, Sócrates, Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer entre outros.

Apesar do assunto complexo, o instrutor deu exemplos de situações cotidianas que podem ser mudadas para a conquista da felicidade e ainda citou o FIB, indicador de Felicidade Interna Bruta, utilizada no Butão, país localizado na Ásia, em que o desenvolvimento da prosperidade do país é avaliado por meio de princípios formais da população como saúde espiritual, física, social e ambiental.

 

Clique aqui e veja mais fotos no facebook de Sempla