Comunicar bem para viver melhor

Comunicação e Relações Interpessoais no ambiente de trabalho foram os temas abordados no encontro realizado na terça-feira (11/06), na Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), que reuniu cerca de duzentos servidores. O evento foi promovido pelo Departamento de Saúde do Servidor (DESS), vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Maria Silvana G.M. Duque Estrada e Maria Silvia Chaddad, profissionais da equipe de Educação em Saúde, do DESS, falaram sobre a importância da comunicação interpessoal - que promove a troca de informações entre as pessoas – as formas de comunicação, seus elementos, e de como ela pode afetar as nossas relações sociais, seja na vida pessoal ou profissional.

“90% dos problemas de relacionamento se dão por dificuldades de comunicação. Casais separados falam em incompatibilidade de gênios. Na verdade, o problema maior é falta de comunicação. Melhorar nossa comunicação deve ser um exercício diário, necessário para que nossas relações sejam mais saudáveis”, enfatizou Maria Silvana. Segundo ela, saber se comunicar não é só saber falar, mas, também, saber ouvir; e pensar antes no que falar.

O velho bordão “Quem não se comunica, se estrumbica”, citado na palestra, chama a atenção para essa necessidade. Mas a questão não é só se comunicar, o que é inerente e essencial à convivência em sociedade. A questão é se comunicar de forma assertiva, ou seja, de forma clara, franca e respeitosa, sem provocar o constrangimento a outras pessoas. Assertividade é a capacidade de lidar com confrontos de idéias e interesses, sem que isso implique em um embate.

Já, a falta de assertividade na comunicação leva a muitos mal-entendidos entre as partes envolvidas, uma postura agressiva ou defensiva e, consequentemente, o fracasso na obtenção dos resultados desejados, sejam quais forem. Essas situações geram sintomas que afetam a saúde, como a ansiedade e o estresse.

Os tipos de linguagem – verbal e não verbal – pelos quais os indivíduos se expressam são importantes no processo de comunicar bem. Além das palavras assertivas e do modo de falar, a linguagem corporal, com todos os gestos e expressões faciais, tem um impacto muito grande em nossa comunicação.

Não permitir que o comportamento do outro determine seu comportamento, ir direto ao ponto sem rodeios, usar uma linguagem adequada, ter empatia, ouvir o outro, sem interrompê-lo; ser sincero, sem ser agressivo; tratar as pessoas pelo nome, ser gentil, evitar pré-conceitos, inspirar confiança e olhar para a pessoa com quem se fala. Essas são dicas importantes para uma comunicação eficiente, e o ganho é maior facilidade em lidar com os confrontos, mais confiança, credibilidade e menos estresse.

Dentro do tema Relações Interpessoais no ambiente de trabalho, Maria Silvia destacou a importância da cooperação entre as pessoas que trabalham numa equipe, o reconhecimento do trabalho do outro, o bom senso, a tolerância, a gentileza e o respeito, para uma boa convivência. Às vezes, um problema pessoal pode gerar comportamentos agressivos e prejudicar as relações de trabalho. Profissionais talentosos são prejudicados por falta de comunicação, assim como existem pessoas que não estão preparadas para serem líderes. O bom líder tem que saber se comunicar para envolver sua equipe.

Para Maria Silvia, conhecer a si mesmo, identificando suas necessidades e limites, é o caminho para conhecer e respeitar o próximo. “Os seres humanos são únicos em sua constituição bio-psico-social. É preciso respeitar as diferenças entre as pessoas, perdoar mais e julgar menos. Muitas vezes, ceder é sinal de amadurecimento. A convivência humana é difícil e desafiadora e devemos exercitar o aprendizado de lidar com o outro". "Nem só eu, nem só o outro, mas sim, eu e o outro”, concluiu.

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão