Ciclo de palestras sobre qualidade de vida realiza mais dois encontros

As apresentações fazem parte de um ciclo de palestras

Na última terça-feira (13) cerca de 200 servidores participaram ativamente das palestras “Qualidade de vida no trabalho” e “A importância da atividade física para a qualidade de vida” realizadas em parceria entre a Escola de Formação do Servidor Público Municipal e o Departamento de Saúde do Servidor (DESS). A iniciativa é da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) e integra o Ciclo de palestras sobre qualidade de vida.


Embora os títulos se pareçam, o enfoque das exposições é diferente. A primeira é mais voltada para as atitudes no ambiente de trabalho que prejudicam nossa saúde física e emocional e que podem nos levar a desgastes psíquicos, estresse e exaustão. A palestrante Maria Aparecida Sandoval alertou os participantes para a realidade de que o trabalho influencia nossa vida e de que a vida também influencia a atividade laboral.


Segundo ela, ter qualidade de vida no trabalho significa ter a capacidade de lidar de maneira equilibrada com as diversas atividades que desempenhamos como, por exemplo, nossos papéis social, intelectual, ocupacional e profissional. Durante a explanação, Maria Aparecida também citou alguns malefícios para a saúde física e mental, oriundos da falta de qualidade de vida e expôs dicas para ajudar o servidor a manter ou resgatar isso em seu ambiente de trabalho.


Após a apresentação da parte teórica, os servidores participaram de uma atividade de dança com a Assistente de Gestão de Políticas Públicas (AGPP) e professora de dança Maria Cristina Ferreira. Ao som de country e depois de merengue, os participantes se animaram com a música e alguns até afirmaram que gostariam de praticar dança como atividade física. “É essencial motivar as pessoas a pensar sobre a qualidade de vida e também a praticar atividades físicas. No meu departamento sempre que posso coloco uma única música e temos nosso momento de relaxamento. O clima muda. É primordial que as chefias compreendam esse processo”, afirmou Maria Cristina.


A segunda palestra do dia enfatizou a importância da atividade física para melhorar a saúde. Com dicas sobre os benefícios da prática de exercícios e do ganho de mudanças simples na rotina diária, como prioriza o Programa Agita Sampa Servidor, a palestrante Elizabete Hitomi Iguna falou didaticamente sobre a prevenção e o controle de doenças crônicas. Ela também destacou a redução considerável dos índices de enfermidades, como a diabetes e a pressão alta, quando o indivíduo abandona o sedentarismo. Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas e pedir orientações para iniciar a prática de atividades físicas.