Palestra sobre mudanças na Língua Portuguesa atrai servidores

Cerca de 200 servidores municipais, de todas as carreiras, lotaram o auditório da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSMP), nesta terça-feira (03), para acompanhar mais uma palestra sobre a Nova Ortografia da Língua Portuguesa.

Este é o décimo encontro realizado pela EFSMP, vinculada à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep). Segundo a diretora da Escola, Rosane Keppke, já são quase 2 mil servidores que procuram se familiarizar com as modificações introduzidas na linguagem com que trabalham dia a dia.

Os funcionários acompanham os ensinamentos apresentados, de forma prática e objetiva, pela professora Edleuza Ferreira da Silva, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa, também pela USP, e que faz parte do quadro de funcionários da Subprefeitura de Aricanduva, como assistente de gestão de políticas públicas (AGPP).

Pela intensa procura na abertura das inscrições e rápido preenchimento das vagas, a cada vez que uma palestra é anunciada pelo Diário Oficial da Cidade, a professora vê uma forma de avaliar como está sendo positivo o retorno das palestras entre os funcionários. O objetivo a alcançar, segundo ela, é  de “fornecer subsídios para aprimorar o desempenho funcional do servidor quanto à escrita em Língua Portuguesa”.

Todo o conteúdo da palestra (com foco nas mudanças que se tornarão obrigatórias em 1º de janeiro de 2016) está disponível na página da Escola (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/emasp/), dentro do portal da Prefeitura de São Paulo.

O roteiro seguido é a apresentação de um breve histórico das alterações da Língua Portuguesa; as mudanças básicas na ortografia brasileira com o Novo Acordo Ortográfico; uma atenção especial às letras K, W e Y, agora oficializadas na nossa língua; o trema; o uso do hífen; a acentuação das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

No final, a professora apresenta a bibliografia recomendada para aprofundamento nas questões gramaticais e endereços eletrônicos disponíveis para consultas, com destaque para o da Academia Brasileira de Letras, onde se encontra o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), muito prático para a verificação da forma correta de escrita de qualquer palavra.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão