Gestão por Competência valoriza a qualidade no serviço público

Um objetivo abrangente, almejado por muitos e necessário em todos os campos de atuação dos servidores da Prefeitura de São Paulo – a Qualidade na Gestão Pública – reuniu, entre os dias 19 e 21 de março, quarenta funcionários de órgãos da administração direta e da indireta que foram a mais esse evento organizado pela Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), com o título “Curso de Introdução à Gestão por Competência”.

Os servidores tiveram a possibilidade de conhecer novos métodos e meios de exercer suas funções, basicamente na área de recursos humanos. Ou seja, no relacionamento que têm, tanto com companheiros de equipes de trabalho como com a população em geral, no caso de atividades de atendimento direto com o público.

Entre os participantes, vindos das mais diversas áreas do serviço público municipal, predominaram os que trabalham em equipamentos de saúde e de assistência social, mas também em turismo, desenvolvimento urbano e informática.

O curso aborda toda a gama de características da gestão de recursos humanos, carregando em conceitos já amplamente adotados nas empresas da iniciativa privada, e que podem perfeitamente ser aplicados no serviço público. Inicialmente, foram enfocados detalhes ligados à liderança, tanto do ponto de vista das chefias quanto dos subordinados. E com ênfase para métodos de aferição do desempenho das diversas funções por parte dos usuários – no caso da Prefeitura, os munícipes que procuram qualquer repartição municipal em suas diversas áreas.

A avaliação deste primeiro curso de Gestão por Competências poderá resultar em desdobramentos nessa área, com elaboração de palestras e novos cursos, como uma oficina de mapeamento por competência, em programação pela Escola de Formação do Servidor Público Municipal.

As aulas foram ministradas por Joana Aparecida Barbosa Morales, Especialista em Administração e Finanças, com conhecimento no campo de desenvolvimento da carreira. Ela é lotada na Subprefeitura do Jabaquara, tendo ingressado na PMSP na carreira de Contador; é pós-graduada e atua na área de Qualidade, desde 2011, com a implantação da norma ISO 9001, na Praça de Atendimento, em busca da nova Certificação naquela Subprefeitura. “Depois de quase 30 anos de trabalho, e de acompanhar diversas mudanças de rumo no serviço, conforme mudavam as administrações, notei que poderia avançar por um outro campo, que sempre me despertou atração”, diz.

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sempla