Escola do Servidor articula integração dos centros de formação da Prefeitura

EFSPM aproxima as Escolas de Governo do Município em ação integrada

A Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM), vinculada à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), promoverá no dia 21 de maio, das 10h às 12hs, a terceira reunião com todas as Escolas de Governo da Prefeitura de São Paulo, a ser realizada no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A iniciativa visa aproximar os diversos centros de formação e promover uma atuação integrada dentro da Política Municipal de Capacitação da Administração Direta, estabelecida pelo decreto 51.367/10.

A finalidade do encontro é debater uma pauta comum para otimizar parcerias, definir escopos, valorizar o instrutor-servidor e, sobretudo, elevar o desempenho e o nível acadêmico-profissional das Escolas de Governo. Para tanto, estão sendo discutidos os fluxos, critérios de validação e práticas usuais de capacitação, que devem resultar na construção de uma política integrada de formação e aperfeiçoamento dos servidores da Prefeitura de São Paulo. Nesse sentido, uma das primeiras ações será a criação de uma plataforma integrada de oferta de cursos e eventos de capacitação.

Atualmente, a Prefeitura conta com nove Escolas de Governo municipais e três vinculadas a outros órgãos como Prodam, Tribunal de Contas do Município e Câmara Municipal de São Paulo, todas dedicadas à formação e aperfeiçoamento dos quase 140 mil servidores municipais. Cada uma promove programas voltados aos profissionais de áreas específicas de cada secretaria ou autarquia, priorizando o escopo e o público-alvo pertinente, mas que acolhem também servidores de outras secretarias, quando o tema permite. A maioria adota o modelo administrativo-pedagógico baseado no instrutor-servidor.

Conheça as Escolas de Governo da Prefeitura do Município de São Paulo:

Centro de Estudos Jurídicos Lucia Maria Moraes Ribeiro de Mendonça (CEJUR) – Secretaria de Negócios Jurídicos – SNJ
Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU)  – Secretaria de Segurança Urbana - SMSU
Diretoria de Orientação Técnica (DOT) - Secretaria Municipal de Educação - SME
Escola de Formação do Servidor Público Municipal Álvaro Liberato Alonso Guerra (EFSPM) – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sempla
Escola Municipal de Administração Fazendária (EMAF) – Secretaria de Finanças – SF
Escola Municipal de Saúde (EMS) – Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS
Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) – Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA
Universidade de Gestão e Estudos do Território (UNAGEST) – Secretaria de Coordenação das Subprefeituras - SMSP

Centro Educacional PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM)
Escola do Parlamento Paulistano (EP/CMSP) – Câmara Municipal de São Paulo - CMSP
Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales (ETCM) - Tribunal de Contas do Município de São Paulo - TCMSP