Escola do Servidor promove oficina de Coaching

Cerca de 300 servidores municipais de diversas carreiras participaram das oficinas de Coaching realizadas nos dias 28 e 30 de maio, na Escola de Formação do Servidor Público Municipal, e ministradas por Nivaldo Mortean Grande, engenheiro na Prefeitura de São Paulo, com formação em Coach pela Academia do Palestrante.

Segundo definição do Instituto Brasileiro de Coaching (IBS), Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências instrumentais e atitudinais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees).

Para o instrutor, o objetivo geral do curso é apresentar e exercitar, de forma bastante didática, técnicas e ferramentas de planejamento e consecução de metas, a partir de questões cotidianas. “Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de escrever suas metas pessoais ou profissionais, a curto e longo prazos, otimizando sua capacidade de planejamento e realização, levando-os a perceber a possibilidade de um futuro melhor. O sucesso está em olhar para a solução, não para o problema”, destaca Grande.

Um dos princípios no processo de busca da realização pessoal ou profissional é a idealização de um projeto de vida ou sonhos almejados, avaliando os prós e os contras obtidos com a realização de determinada meta, a maneira de alcançá-la e, sobretudo, assumindo um alto grau de comprometimento para realizá-la. Utilizando ferramentas de coaching a platéia foi convidada a definir seus valores, metas e missão, que deverão auxiliar no alcance dos objetivos estabelecidos. A compreensão e implementação dessas ferramentas habilitam o servidor a aplicá-las tanto na vida pessoal quanto na carreira, familiarizando-o com as metodologias de planejamento e o alcance de metas.

“As estratégias dependem do que eu quero, temos várias escolhas. Quando vocêavalia o que a realização de um sonho vai te proporcionar, isso te energiza, te motiva. O que a mente consciente determina, a mente inconsciente reconhece”, finalizou Grande.

Maria José Pereira da Silva, servidora da subprefeitura de São Miguel Paulista, que participou da oficina do dia 30, elogiou o conteúdo compartilhado pelo palestrante. “Achei o curso muito instrutivo e inspirador. Nos motiva a nunca desistir dos nossos sonhos e buscar sempre a melhor forma de alcançá-los”.

 

 

  

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão