Prefeito participa da abertura da Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo

Com duração de 5 dias, evento tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes interessados em políticas públicas.

Nesta segunda-feira (14) o prefeito Fernando Haddad e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, realizaram a abertura da “Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo”. O evento, que acontece até o dia 18 de julho, é uma oportunidade inédita para estudantes de graduação e pós-graduação conhecerem na prática como é a gestão da administração pública municipal.
“Vocês podem ser um canal importante de transmissão de conhecimento. Sejam bem-vindos e sintam-se à vontade para sugerir e criticar essa iniciativa, que é a primeira de uma série e pode ser aperfeiçoada com o tempo”, disse o prefeito aos participantes.
30 estudantes (20 de graduação e 10 de pós-graduação) irão participar dessa iniciativa inovadora da administração municipal paulistana que tem como objetivos centrais contribuir com a formação dos estudantes que se interessam por políticas públicas.
Além disso, é interesse da Prefeitura estreitar os laços entre a gestão pública municipal e a comunidade acadêmica. “É absolutamente necessário que os talentos venham para o setor público, principalmente em uma sociedade como a nossa, com tanto a ser feito e aprimorado”, afirmou a secretária Leda Paulani.
Na programação constam palestras com secretários e gestores da Prefeitura, visitas técnicas, além de oficinas de construção de indicadores e de planejamento e monitoramento de projetos no setor público. Além disso, a ideia é promover o aprofundamento de algumas temáticas específicas da atual gestão municipal como planejamento e orçamento participativos e transparência de dados.
Após a abertura, realizada na sede da Prefeitura, os estudantes acompanharam uma palestra sobre o Plano Diretor com Weber Sutti, chefe de gabinete da secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU). A programação do dia é encerrada com uma visita técnica à ciclovia do Largo do Paissandu.
 

Candidatos
Ao todo, 115 alunos se inscreveram entre os dias 05 de maio e 15 de junho para participar das atividades. Com número limitado de vagas, a Sempla elaborou um processo seletivo para escolher os participantes desta 1ª edição da Semana Universitária. A seleção consistiu na avaliação de uma redação elaborada pelo próprio candidato que pode escolher entre dois temas: “Planejamento e Mobilidade Urbana: a ocupação dos espaços públicos” ou “Administração pública e academia: Uma via de mão dupla?”.
O processo seletivo considerou cotas sociais (Pro Uni, FIES e Ensino Médio Cursado em Escola Pública) para 50% das vagas de graduação e cotas raciais para 20% das vagas.


Certificados
Serão conferidos certificados a todos os estudantes que participarem de ao menos 80% (oitenta por cento) das atividades da Semana Universitária. A carga horária cumprida pelo estudante constará no documento.