Escola do Servidor promove Jornada de Atualização de Atendentes Públicos

Em mais uma etapa do Programa de Qualidade de Vida na Gestão Pública, a Escola de Formação do Servidor Público Municipal promoveu, nesta terça-feira (05),  mais uma “Jornada de Atualização de Atendentes Públicos”, que se realiza a cada semestre. Participaram 83 servidores municipais das mais diversas unidades da Prefeitura, com atenção especial àqueles que desempenham funções de contato direto com o público.

Desde o início de 2013, esse tipo de trabalho já atraiu mais de mil funcionários, em grande parte de nível médio, que recebem orientações e conhecimentos para melhor desempenharem suas atribuições, em busca de objetivos ligados à qualidade dos serviços, ao aperfeiçoamento do relacionamento no trabalho e no atendimento à população que procura os serviços oferecidos pela Prefeitura.

A programação da Jornada começou com uma apresentação sobre “Competências e Habilidades no Atendimento”, feita pela professora Joana Aparecida Barbosa Morales. Além de conceitos voltados para as melhores fórmulas que os funcionários podem seguir em suas atividades do dia-a-dia, todos puderam trocar informações e experiências sobre a vida profissional, que no serviço público seguem cada vez mais as técnicas e procedimentos adotados na área das empresas, e cujo objetivo é o de se obter melhores índices de qualidade.

As palestras seguintes seguiram essa mesma linha, com aprofundamento em conceitos ligados à “Gestão do Conhecimento” e “Inteligência Emocional”.

Entre as inúmeras recomendações e alertas para os que desempenham suas funções no contato direto com a população, os participantes da “Jornada de Atualização de Atendentes Públicos” puderam ficar sabendo da importância de sempre usar o crachá funcional, para que possam ser identificados numa atitude transparente.

Outros conceitos salientados: atuar com conhecimento e precisão; atender com respeito, cortesia e integridade; respeitar toda e qualquer pessoa; buscar a melhoria das práticas de atendimento; e usar técnicas de mediação de impasses e conflitos. Também ficou clara a utilidade de se colocar uma caixa de sugestões, nos postos e praças de atendimento, principalmente para que os cidadãos tenham um meio prático e direto de comunicação com os responsáveis pelos serviços.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sempla