Oficina de Coaching apresenta ferramentas para alcance de metas

A Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp) promoveu, no dia 27 de agosto, o segundo módulo da oficina de Coaching ministrada por Nivaldo Mortean Grande, engenheiro na Prefeitura de São Paulo, com formação em Coach pela Academia do Palestrante. Participaram da oficina 125 servidores municipais, que já haviam feito o primeiro módulo da oficina.

No primeiro módulo foram abordadas técnicas e ferramentas para a definição e planejamento de metas e objetivos, a partir de questões cotidianas. Neste segundo módulo, foram apresentadas as maneiras de como transformar essas metas e objetivos em realidade, organizando a vida de forma equilibrada e alinhada com os valores, missão e propósito de vida. Segundo o palestrante, os mais importantes aliados na realização das nossas metas são: força de vontade, crenças, gerenciamento do tempo e controle financeiro.

Neste sentido, o processo para alcançarmos a realização pessoal ou profissional tem início na mudança da forma de olhar a vida, substituindo crenças limitadoras por crenças positivas, como “eu quero, eu posso, eu consigo”. O gerenciamento ou gestão do tempo deve começar por uma análise das prioridades, com a definição das ações que são importantes e trarão resultados a curto, médio ou longo prazos; as urgentes, onde o tempo para execução é curto ou expirou; e as circunstanciais, que são tarefas desnecessárias. Por último, a organização financeira envolve a análise da situação atual, definição de prioridades, planejamento financeiro, investimentos e consumo com qualidade, eliminando desperdícios e dívidas; além de um controle rigoroso de receitas e despesas.

Para Grande, as diversas pendências que surgem no dia-a-dia, das mais simples às mais difíceis, sugam a energia das pessoas e a solução é resolvê-las o quanto antes. A dica é fazer uma lista dessas pendências, estipulando ordem de importância ou urgência, necessidade e prazos. A partir daí, procurar resolvê-las, uma a uma.

“A gente passa por essa vida sem olhar muito bem pra ela. É incrível como as pessoas que passam por este curso descobrem coisas óbvias, simples, mas que não conseguiam enxergar. Nossa missão é abrir a mente das pessoas para que elas compreendam que é possível ter sucesso e se realizar tanto pessoal quanto profissionalmente”, conclui Grande.

Segundo a direção da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp), as oficinas de Coaching I e II, focadas no indivíduo, são preparatórias para as oficinas de Coaching Institucional que estão por vir com a reforma curricular da Escola.

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão