Câmara Municipal inicia debate sobre Orçamento 2015

Serão duas audiências públicas gerais e oito temáticas, que ocorrerão durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2014

 A primeira audiência geral, para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2015 (Ploa 2015), PL nº 467/14, aconteceu nesta quinta-feira (16/10), na Câmara Municipal, com a presença da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, do secretário adjunto de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Antonio Paulo Medeiros, vereadores e população.

A secretária falou sobre os principais destaques do que a Prefeitura de São Paulo pretende fazer em 2015, dando ênfase à continuidade dos investimentos prioritários como mobilidade urbana, drenagem e habitação, conforme estabelecido na versão participativa do Programa de Metas 2013 – 2016. Também falou da consolidação da inovação apresentada em 2014, que foi a regionalização dos investimentos nas subprefeituras, além de destacar a participação da população na construção da peça orçamentária de 2015 e na definição de prioridades por meio do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento (CPPO), com a contribuição dos conselhos participativos municipais e dos conselheiros de políticas transversais.

“A população participou das 32 audiências públicas, apresentando sugestões e priorizações, o que nos ajudou a construir a peça orçamentária na forma que se encontra”, disse Leda Paulani.

Na ocasião, a secretária apresentou o Ploa 2015 que prevê orçamento de R$ 51,7 bilhões, dividido por fontes de recursos e função, além da priorização de investimentos em torno de R$ 7,5 bilhões. “A peça orçamentária é complexa e a Prefeitura é muito grande, com dimensões de estado. Temos várias secretarias e unidades orçamentárias que precisam se mobilizar e, juntas, apresentar em tempo hábil a proposta de orçamento e, ao mesmo tempo, envolver a população nessa elaboração”, concluiu a secretária.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro estão previstas audiências temáticas. A segunda e última audiência geral está prevista para ocorrer no dia 9 de dezembro, às 10h. O orçamento de 2015 deverá ser votado até o final deste ano.

Veja aqui a agenda das demais audiências.