Estudo sobre sistema de informação de custos da Prefeitura é o vencedor do Prêmio Chico Ribeiro de 2014

A estudante Carla Chiarantin, que trabalha na Coplan/Sempla, é a autora do artigo científico premiado na categoria Estudantes.

 Todos têm a ganhar com a aproximação entre a Prefeitura de São Paulo e o meio acadêmico. Mais um exemplo da saudável integração revelou-se recentemente, com o anúncio dos vencedores do Prêmio Chico Ribeiro sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público de 2014.

Com o artigo intitulado O desafio da implantação de sistema de informação de custos: estudo de caso no Município de São Paulo para os contratos de gestão da Secretaria de Saúde, a estudante de Ciências Econômicas da PUC-SP Carla Capucho Chiarantin foi a vencedora do prêmio na categoria Estudantes.

Carla Chiarantin, que atualmente trabalha na Coordenadoria de Planejamento da Sempla (Coplan), revela que “o ponto de partida para o desenvolvimento do artigo foi um estudo interno sobre a criação e implantação de sistema de informação de custos na Prefeitura”, produzido na Coordenadoria de Estudos Econômicos (CDEC) da secretaria. Segundo ela, foi realizado o levantamento dos dados a partir de 2011 (série histórica) e criado um sistema que cruza informações de diferentes fontes, de forma a apurar os custos. A saúde, tema do artigo, foi o projeto-piloto e no momento esse módulo encontra-se em fase de implantação.

Obter mais com menos

“O objetivo do sistema é aprimorar os gastos públicos, obtendo o máximo resultado com os recursos disponíveis. Trata-se de uma ferramenta de planejamento geral, mas também é adequado ao gerenciamento local: ao conhecer os custos de produtos e de serviços e as necessidades, o gestor tem melhores condições para analisar a alocação mais eficaz dos recursos”, acrescenta.

Indicadores de desempenho, que avaliam a qualidade dos serviços públicos, complementam esse sistema, pois permitem medir a efetividade dos gastos e, a partir disso, alterar o modo de empregar os recursos, caso seja necessário.

Apesar de assinar o texto premiado, Carla faz questão de destacar que o trabalho não foi exclusivamente seu: Gabriela Tavares de Aguiar, que também é servidora lotada na Coplan, foi sua parceira e coautora do artigo. “Fizemos todo o levantamento juntas, assim como o desenvolvimento da metodologia para apuração de custos, o que incluiu inúmeras visitas a campo, para coleta de dados in loco, entrevistas com gestores de equipamentos de saúde etc.”

A produção de trabalhos acadêmicos tem sido estimulada na Sempla. Neste caso, foi orientado por Ana Guerrini, coordenadora da CDEC na época. Coube ao secretário adjunto da Sempla Rodrigues Alves Teixeira, professor da PUC-SP, a função de professor orientador do trabalho.

Carla Chiarantin faz questão de ressaltar a isenção da comissão científica do congresso, revelando que, ao receber os textos para avaliação, os jurados não têm conhecimento do nome dos autores e orientadores dos artigos inscritos.

Sobre o congresso

O IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (IV Congresso CQ) será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília (DF). Promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conta com o patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o apoio das embaixadas francesa e espanhola, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Instituto Social Iris.

Seu objetivo é dar continuidade ao debate sobre as experiências de implantação e disseminação das boas práticas de gestão de custos e qualidade do gasto no setor público. O evento integra a agenda de cooperação que vem sendo desenvolvida no âmbito governamental, acadêmico e do terceiro setor destinada à melhoria da eficiência e qualidade do gasto público.

Além disso, por meio do Prêmio Chico Ribeiro, incentiva a produção e a pesquisa científica sobre o tema em diferentes esferas, como a acadêmica e a institucional.