PROGRAMA DE METAS - BALANÇO DE 2 ANOS

Com 21 metas concluídas em várias áreas e 72 outras que já trazem benefícios reais à população, o índice que mede a execução geral do programa alcançou, em dezembro de 2014, 49,9%.

 Informações atualizadas e detalhadas sobre a execução do Programa de Metas 2013-2016 já estão disponíveis noSistema de Monitoramento.

Passados dois anos do início da atual gestão, a Prefeitura segue comprometida com as 123 metas estabelecidas em 2013, com a participação da população. Muito foi realizado nesse período: 21 metas já foram concluídas. É o caso, por exemplo, das 105 Praças Digitais já implantadas na cidade, que trazem internet sem fio gratuita para milhares de paulistanos. Ou ainda dos 32 polos da Universidade Aberta do Brasil, que oferecem cursos de nível superior e pós-graduação nos CEUs da cidade.

Outro exemplo de meta concluída é a consolidação de um calendário anual de programação cultural em toda a cidade que inclui a Virada Cultural, o Mês da Cultura Independente, dentre dezenas de outros eventos. Na área da mobilidade urbana, foram concluídas duas metas fundamentais para melhorar a qualidade de vida do paulistano. A implantação das novas modalidades temporais de Bilhete Único (Diária, Semanal e Mensal) e de mais de 360 km de faixas exclusivas para ônibus.

Além das metas já concluídas, 72 outras já trazem benefícios concretos à população. Na área da saúde, a implantação de novos equipamentos, como as quatro novas UBS e as seis unidades de Hospitais Dia - Rede Hora Certa, trouxe a redução da fila de espera para a marcação de consultas e exames. Mais de 41 mil vagas de creches foram criadas, visando a atender à demanda por uma educação infantil mais inclusiva e acessível. Duas Centrais de Triagem automatizadas de material reciclável foram inauguradas, triplicando a capacidade de processamento da cidade. Para combater enchentes e alagamentos, a Prefeitura concluiu obras em 27 pontos de alagamentos, além de canalizar trechos do Córrego Ponte Baixa.

O índice que mede a execução geral do programa alcançou, em dezembro de 2014, 49,9%. Isso significa que de todas as etapas envolvidas na execução das metas – elaboração de projetos, licitações, obras, dentre outras – metade já foi realizada.

Os anos de 2013 e 2014 foram períodos de muito trabalho na preparação para a concretização das obras e entregas. Os próximos dois anos trarão ainda mais resultados, na forma de mais serviços e mais obras de infraestrutura para a população de São Paulo.

Dois anos de participação social real

Nesse balanço de dois anos de execução do Programa de Metas vale ainda destacar a importância da participação social na sua construção e no seu acompanhamento.

Em março de 2013, a Prefeitura Municipal de São Paulo apresentou a primeira versão do Programa de Metas 2013-2016, um conjunto de compromissos assumidos junto à população paulistana com o objetivo de reduzir as várias formas de desigualdade na cidade. Depois de um intenso processo participativo, no qual a Prefeitura promoveu 35 audiências públicas e recebeu cerca de 9 mil contribuições da sociedade civil, o Programa de Metas foi aperfeiçoado de forma a melhor refletir as demandas e expectativas da população paulistana.

Mas a participação não se limitou a essa etapa, pois foram criadas as condições para que o envolvimento da população com a definição dos destinos da cidade se estruturasse e desenvolvesse ao longo desse período. Por meio de audiências públicas e outras atividades, os orçamentos anuais de 2014 e de 2015 da cidade foram debatidos com os cidadãos e aperfeiçoados com a inclusão de sugestões de quem conhece bem a realidade local. Além disso, nesse período foi criado o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP) http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/conselho-de-planejamento-e-orcamento-participativo/ , um colegiado integrado por representantes do poder público e, especialmente, por representantes de outros conselhos – os territoriais e os temáticos – e representantes de segmentos que ainda não possuem organizações formais próprias, que reforça e dá continuidade, na prática, à participação social na definição dos instrumentos de planejamento e orçamento da Prefeitura.

Veja mais
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5289

Acesse o Sistema de Monitoramento do Programa de Metas
http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/