Valter Correia assume a Secretaria de Gestão

A transmissão de cargo contou com a presença do prefeito Fernando Haddad, da vice-prefeita Nádia Campeão, da secretária Leda Paulani e da maioria dos secretários municipais.

 Na manhã desta quarta-feira, 4 de março, Valter Correia assumiu o comando da Secretaria Municipal de Gestão (SMG), que é a nova denominação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla). A cerimônia contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e da secretária Leda Paulani, que deixa a função voluntariamente, por razões pessoais de caráter acadêmico.

Com a publicação do Decreto nº 55.966, de 27 de fevereiro de 2015, outras mudanças foram realizadas na secretaria, além do nome. As coordenadorias de Orçamento (CGO) e de Planejamento (Coplan) passaram a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico (SF). Além disso, o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP) e a Coordenadoria de Gestão de Participação (CGP), que também eram de responsabilidade da Sempla, ficam a cargo da Secretaria do Governo Municipal (SGM).

Avanços

A cerimônia de transmissão do cargo foi iniciada com pronunciamento da secretária Leda Paulani. Ela fez um balanço das atividades da Sempla nos dois anos em que conduziu a secretaria, destacando os desafios e os avanços obtidos com a transparência e a participação popular no planejamento e no orçamento da prefeitura. Enfatizou, ainda, a abertura do diálogo com os servidores e a valorização dos profissionais, também expressa nos novos quadros de carreiras da área de Saúde e nos voltados aos servidores de nível superior, e a importância da adoção de instrumentos de gestão mais modernos, como o Processo Eletrônico, que geram mais agilidade e economia ao poder público.

Leda Paulani fez questão de citar nominalmente os integrantes do gabinete e todos os coordenadores da secretaria, sublinhando sua qualidade profissional, e de agradecer o empenho da equipe de servidores da Sempla como um todo: “O maestro pode ser ótimo, mas se os músicos não corresponderem, não há concerto. Mas o inverso não é verdadeiro.”

“Agradeço a oportunidade de participar de um projeto importante, marcante e necessário para a cidade de São Paulo”, declarou, referindo-se à gestão do prefeito Fernando Haddad: “Seu projeto para a cidade é um dos mais avançados e progressistas que ela já teve. Sua gestão, por meio de diferentes intervenções, está resgatando o espaço público, democratizando a cidade e o acesso a ela.”

Investir nas pessoas

Ao se manifestar, o novo secretário de Gestão, Valter Correia, que até recentemente atuava no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do qual foi assessor especial e secretário-executivo adjunto, agradeceu o convite para assumir a pasta e também à colaboração de sua antecessora na transição. Ele revelou a importância de elevar a qualidade dos serviços prestados à população e da dificuldade em mudar, em atualizar os conceitos relacionados à gestão. “Gestão pública é um conceito muito amplo que abrange desde a elaboração de políticas públicas e a discussão participativa do orçamento como nova forma de se fazer a gestão dos recursos públicos, e toda a parte de melhoria da prestação do serviço. Consequentemente, temos de nos preparar cada vez mais para desenvolver os instrumentos de gestão, para que a sociedade sinta o efeito lá na ponta”

Ele, que participou da gestão de Luíza Erundina e trabalhou nas prefeituras de Guarulhos, São Bernardo e Santo André, comentou que as mudanças na gestão precisam ser sistêmicas e, portanto, sempre envolvem grandes dificuldades.

É por esse motivo que o novo secretário considera essencial investir nas pessoas. “Tecnologia, melhorias de processos e condições de trabalho, condições de receber o cidadão são fundamentais, mas o investimento nas pessoas para mim é o mais importante”, disse, acrescentando acreditar no servidor e na sua capacidade de romper o sistema para realizar grandes transformações na gestão, criando novos paradigmas.

Reencontrando o desenvolvimento

A vice-prefeita Nádia Campeão, lembrou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, para homenagear a secretária Leda Paulani: “Leda não é uma mulher qualquer e é nossa maior expoente; ela colocou sua competência e seu nível intelectual, que é superior ao da maioria das pessoas, a disposição do projeto e se dedicou à gestão no período mais difícil, que foi o da nossa chegada à prefeitura.”

Fernando Haddad deu as boas vindas a Valter Correia e endossou as declarações da vice-prefeita a respeito de Leda Paulani. Ele não economizou palavras para elogiar seu trabalho e os resultados obtidos nesses dois anos, bem como sua competência e energia colocados a serviço das causas a que se dedica. “Todo mundo está lamentando a sua saída, mas desejando sucesso em suas atividades”, afirmou.

“Há 20 anos São Paulo tenta reencontrar o seu caminho de desenvolvimento. Estamos todos aqui na mesma canoa, para tentar resgatar o dinamismo, o pioneirismo e o empreendedorismo da municipalidade", declarou, referindo-se ao papel do servidor e da secretaria de Gestão nesse processo.

Veja aqui o currículo do novo secretário.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/apresentacao/index.php?p=16059

Veja aqui mais informações sobre a cerimônia de posse.
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5400#ad-image-0