Número de servidores capacitados está próximo de 4 mil

Enquanto melhorias são introduzidas no SEI e no programa de capacitação, cresce o número de servidores aptos a utilizar o sistema eletrônico.

 O programa de treinamento, que teve início no dia 9 de dezembro de 2014, já capacitou cerca de 3 780 servidores – da administração direta e indireta – para utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de São Paulo. O programa de capacitação continua, com duas turmas diárias. Em breve serão abertas as inscrições para as turmas de junho.

De acordo com informações da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), responsável pela implantação do sistema, desde que o serviço de suporte aos usuários foi implantado, recebeu mais de 770 demandas e todas foram atendidas. Entre as mais frequentes estão as referentes a esclarecimentos quanto a procedimentos administrativos, acesso ao sistema e funções disponíveis.

Até agora, são 1.980 processos já tramitados pelo meio eletrônico, sistema que torna mais rápida a movimentação de processos administrativos, aumenta o controle sobre os documentos e economiza tempo e papel.

Logo após a publicação do decreto que oficializou a implantação do SEI na prefeitura, ocorrida em 15 de janeiro de 2015, e que tornou sua utilização obrigatória, seis tipos de processo passaram a ser gerados exclusivamente pelo meio eletrônico. Desde então outros tipos de processo já migraram para o SEI, num total de dez, atualmente: Atos normativos: Decreto de crédito adicional; Orçamento: Crédito adicional suplementar (por portaria); Orçamento: Crédito adicional suplementar; Orçamento: Deliberações; Orçamento: Descongelamento/Congelamento de dotação; Orçamento: Emendas parlamentares; Orçamento: Liberação/Antecipação de cota; PAF: Fiscalização Tributária; PAF: Impugnação de lançamento tributário; e PAF: Recurso de lançamento tributário.

Gradualmente, outros tipos de processos tramitarão apenas pelo sistema eletrônico. Até que a implantação seja integralmente finalizada o processo eletrônico e o processo tradicional, em papel, irão conviver.

Novidades

A Prefeitura de São Paulo recebeu do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a nova versão 2.6.0 do SEI, que traz diversas melhorias, correções e algumas novas funcionalidades que ajudam a organizar e acelerar o trabalho.

As principais melhorias se referem a: inclusão de documentos de mesmo teor (como um despacho de encaminhamento) em vários processos de uma vez só; iniciar novo processo já relacionado ao primeiro, em vez de se ter de criar um novo processo e depois relacioná-lo a outro; inclusão de novas opções de estilo no editor de texto; ativação de recursos de acessibilidade no cadastro do usuário que facilitam o uso de leitores de tela; entre outros.

A outra novidade diz respeito à capacitação. Em abril foi introduzido novo modelo, o qual possibilita aos servidores participar mais ativamente da implantação do Processo Eletrônico, opinando e sugerindo mudanças na capacitação a partir de avaliação eletrônica.

Os servidores capacitados apresentaram avaliação positiva sobre o conteúdo ministrado, os instrutores e o material didático. Mais de 80% avaliaram que o uso do SEI pode facilitar e ajudar a melhorar o seu dia a dia no trabalho.

O questionário de avaliação, agora reformulado, é um instrumento importante para o desenvolvimento do projeto e permite que a equipe gestora detecte, a partir da percepção dos servidores, possíveis problemas e desvios das atividades planejadas, possibilitando readequações e melhorias. O formulário não exige identificação e permite que os participantes façam comentários, opiniões e sugestões livremente.

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