SEMPLA realiza seminário sobre a Agenda 2012

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), realizou nesta quarta-feira (13), um seminário interno para discutir, avaliar e ajustar o andamento do programa de metas da Prefeitura, a Agenda 2012 - programa de abrangência inédita no país criado como exigência da Emenda nº 30 da Lei Orgânica do Município.

Cerca de 70 pessoas, entre técnicos, assessores de comunicação e gestores de todas as secretarias participaram do evento.

O secretário de SEMPLA, destacou a importância da Agenda para a cidade. "É um programa inovador, com metas claras e exeqüíveis, que permite ao cidadão o efetivo acompanhamento dos trabalhos da Prefeitura", afirmou.

Durante o seminário, o secretário executivo do conselho da Agenda 2012 apresentou ao público os resultados já alcançados pelo programa nestes dois últimos anos. O índice de eficácia das metas em 2010 chegou a 49%. Todos os eixos estruturantes apresentaram aumento expressivo nos índices de eficácia. O destaque foi para a Cidade de Direitos, que em 2010 alcançou 57% de eficácia, ante 36% em 2009.

Os gestores e técnicos das secretarias puderam conhecer o trabalho que a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) vem desenvolvendo por meio do convênio firmado com a Prefeitura. O consultor da FIPE, Afrânio Gonçalves da Rocha, explicou os objetivos e resultados do convênio, que visa detalhar os indicadores de desempenho, realizar uma análise completa do impacto de cada meta alcançada e sugerir seus eventuais aperfeiçoamentos.

 

Sobre a agenda 2012
Dividido em 223 metas, o programa teve início em 2009 e é uma ferramenta que confere mais transparência do gestor com os compromissos assumidos com a população durante as eleições, ao passo que permite o acompanhamento constante das ações de governo, seja por meio de informações atualizadas frequentemente no site do Programa de Metas (www.agenda2012.com.br) ou por relatórios divulgados a cada seis meses. Ferramentas como o Termômetro e o monitoramento permitem que qualquer pessoa saiba como está o andamento das ações estipuladas pelo Poder Público.

 

As metas estão dividas por eixos: Cidade Criativa, Cidade de Direitos, Cidade de Oportunidades, Cidade Sustentável e Cidade Inclusiva, cobrindo áreas que vão da saúde ao emprego, do transporte à qualidade de vida.