Portal da Secretaria de Gestão está 100% acessível

Certificado de acessibilidade digital foi entregue em cerimônia com a presença do prefeito Bruno Covas

Foto da cerimônia de Acessibilidade Digital mostra a plateia e a mesa com a presença do Prefeito Bruno Covas (no meio) e outros secretários

Foto: Roseli Andrade Pires/ASCOM

A Secretaria de Gestão e todas as Pastas da administração municipal receberam, nesta segunda-feira, 3, o Certificado de Acessibilidade Digital por ter cumprido os critérios estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais de acessibilidade em seus portais.

Para conquistar o selo, o site da Gestão passou por uma revisão para facilitar o acesso à informação por deficientes visuais (servidores e cidadãos). Entre as atualizações estão descrições mais claras e objetivas; redistribuição de conteúdo e disposição de arquivos, entre outras. Hoje, a SG está com 100% da sua página inicial acessível. “O trabalho deve ser constante. A Secretaria de Gestão está engajada em manter o site com uma linguagem acessível e clara para todos e todas”, afirmou Malde Vilas Boas, secretária municipal de Gestão. Segundo ela, a iniciativa também é uma ação de transparência e que todos, especialmente os servidores municipais, devem ter acesso de forma igualitária ao conteúdo disponibilizado. Para Rosana Alcântara, Assistente de Gestão de Políticas Públicas – AGPP na Secretaria de Gestão, o selo representa mais produtividade e autonomia. “Quanto mais acessibilidade maior o desempenho tanto para o usuário de fora, como para nós funcionários. Essa ação mostra que as coisas estão melhorando apesar de ainda estarmos ‘engatinhando’. O importante é que a Prefeitura está caminhando para melhor”.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo é a primeira do país a receber a certificação de acessibilidade em todos os seus sites. Cid Torquato, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, destacou a importância deste reconhecimento para a disseminação da acessibilidade em outras organizações. “O selo tem por objetivo incentivar as empresas públicas e privadas a tornar suas páginas da web mais acessíveis, garantindo a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no acesso a informações e serviços”, afirmou.

Selo de Acessibilidade Digital
O Certificado de Acessibilidade Digital é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED, e tem o objetivo de incentivar a prática da inclusão na web de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, que estabelece a obrigatoriedade da acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem para todas as pessoas.

A Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA, autoridade consultiva e deliberativa no assunto e vinculada à SMPED, regulamenta e lidera esta iniciativa inédita no país. O Selo é concedido ao conjunto de páginas eletrônicas que obtêm percentual de aderência às recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMAG de, no mínimo, 95% e cumprimento total da lista de verificação para análise manual de acessibilidade em portais e sítios eletrônicos.