Conheça o PROSPIC, um dos finalistas do Premia Sampa 2020

Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares é um dos projetos que está representando a Secretaria de Gestão na reta final do prêmio

 

 Foto de uma das turmas de servidores da Secretaria de Gestão, durante a prática do Lian Gong em 18 terapias

 

Uma iniciativa da Coordenação de Gestão da Saúde do Servidor – COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão, o Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares - PROSPIC integra áreas da medicina tradicional com as práticas integrativas e complementares, que são recursos terapêuticos que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de doenças e de recuperação da saúde.

Uma vez por semana, durante 30 minutos do expediente, essa e outras turmas de servidores da Secretaria de Gestão e de outras Pastas da Administração Municipal param suas atividades para participar da prática chinesa Lian Gong em 18 terapias, exercícios de fácil aprendizado e execução, que promovem o bem-estar físico, mental e consequente melhoria na qualidade de vida.

“A prática é especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo que, em grande parte dos casos, estão relacionadas à postura inadequada, esforços físicos pelo excesso de cargas, movimentos repetitivos e trabalho muscular estático”, explica Carmen Oliveira, Assistente de Gestão de Políticas Públicas e coordenadora do PROSPIC na Prefeitura de São Paulo.

O Programa teve início nas Secretarias de Educação e Segurança Urbana, em 2016. Hoje, já está presente também nas Secretarias de Gestão, Saúde, Esportes, Assistência Social, Verde e Meio Ambiente, Cultura, Infraestrutura Urbana e Obras, Subprefeituras, Procuradoria Geral do Município, Serviço Funerário, Hospital do Servidor Público Municipal e Autarquia Hospitalar Municipal. Mais de 3 mil servidores realizam a prática em seus locais de trabalho (até junho/2019).

Aos poucos, o programa está sendo implementado nas demais unidades municipais. De acordo com a coordenadora do PROSPIC, a disseminação da prática é feita de acordo com as características funcionais de cada local e com a ajuda dos próprios servidores, que se capacitam e disponibilizam seu tempo para levar a prática aos seus locais de trabalho. “Formamos em dezembro de 2019 mais 190 instrutores de Lian Gong. Ao todo, contamos com mais de 220 agentes públicos disseminando e promovendo a atividade aos colegas”, conta Carmen.