IPREM comemora 102 anos de existência

Com um balanço positivo em 2010 o Instituto estabeleceu quatro metas para cumprir até 2012

Para celebrar os seus 102 de anos de atividade, comemorado no último dia 11 , o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem-SP) promoveu, nesta sexta-feira (09), uma cerimônia que contou com a participação do superintendente José Roberto Savoia, dos Secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) e do Governo Municipal (SGM).


Na abertura do evento, o secretário de Sempla parabenizou a todos os funcionários do Iprem e destacou a importância desta autarquia para a Administração Pública. “Este instituto realiza um trabalho de forma organizada e tem uma linha lógica para enfrentar as demandas de aposentadoria e pensões”, afirma.

A cerimônia prosseguiu com um ato ecumênico, que tinha o objetivo de enfatizar a importância da confraternização entre os povos e a celebração da vida.

Criado em 1909 com o objetivo de cuidar das pensões dos funcionários públicos municipais, hoje o então Montepio chama-se Iprem-SP - Instituto de Previdência Municipal de São Paulo, e trabalha com a visão de instituir uma política de excelência na gestão do Regime de Previdência Social (RPPS).

Mensalmente, a Autarquia administra cerca de 230 milhões e o município possui 212 mil segurados ligados ao RPPS, o que compreende aproximadamente 54 mil aposentados, cerca de 23 mil servidores pensionistas e 135 mil ativos.

Para atingir o objetivo de assegurar a qualidade na gestão do RPPS, o Iprem-SP estabeleceu desde 2010 - e já iniciou - quatro ousadas metas para cumprir até 2012:

1) Promover melhorias e modernização do Instituto, aumentando receitas e reduzindo despesas;
2) Implantar melhorias operacionais e tecnológicas e na Gestão de Pessoas;
3) Consolidar a transferência da gestão de aposentadorias e pensões para o Iprem-SP;
4) Criar Previdência Complementar como opção para servidores dos poderes executivo e legislativo, das autarquias e empresas públicas municipais.

De acordo com as metas algumas ações já estão sendo desenvolvidas:

Dentre as ações para o aumento de receitas destaca-se, em 2010, a Compensação Previdenciária (Comprev), realizada entre o Instituto e o INSS, que registrou o recorde de R$ 68.333.265,35 de recebimento no ano.

No âmbito da redução de despesas continua em vigor a orientação para a renegociação dos contratos com os fornecedores.

Sobre a meta de tecnologia e gestão de pessoas, além de capacitar os servidores do Instituto, está em andamento a solicitação de autorização para abertura de concurso público para Especialista em Desenvolvimento e Assistência Social, bem como tem sido dada a devida continuidade ao sistema informatizado de gestão previdenciária.

A meta quatro teve início formalmente com o 1º seminário sobre o tema “Previdência Complementar sob a Ótica Legal e de Gestão” e promete ser a mais desafiadora das metas, de acordo com o superintendente José Roberto Savoia.