Página impressa do Diário Oficial Eletrônico é válida como documento

Certificação eletrônica garante autenticidade da publicação

No dia 1º de outubro, o Diário Oficial Eletrônico passou por transformações que visavam oferecer aos leitores acesso rápido e eficiente às páginas da publicação. Na ocasião, foram disponibilizadas para consulta todas as edições do Diário Oficial da Cidade, desde 1975. O endereço eletrônico do Diário Oficial da Cidade é: www.dociddadesp.omprensaoficial.com.br .

Essas mudanças, promovidas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), levaram a um grande aumento às visitas ao portal. Os acessos médios saltaram de 800. em setembro, para 145.716, em outubro.

Porém, poucas pessoas sabem que a página que acessam pela Internet também é válida como documento e prova autêntica da publicação de seus atos oficiais, e pode ser apresentada em cartórios, anexada a processos administrativos e prontuários funcionais.

A certificação é garantida pela impressão da data, hora e número de autenticação no rodapé da página desejada.

Com a tecnologia da Certificação Digital, a autenticidade do documento consultado é garantida, o que, além de tornar o dia a dia mais prático, pois evita o recorte e cole das edições impressas, promove a otimização dos recursos naturais.

Além do novo layout, disponibilização das edições antigas do DOC e certificação digital, foram desenvolvidas também algumas ferramentas que agilizam a navegação, como o sistema de busca por palavras, por data e ano de edição. A reformulação incluiu ainda uma série de perguntas sobre as dúvidas mais frequentes, já com as devidas respostas da Prefeitura.

A versão impressa do Diário Oficial também sofreu alterações, que conta com novas barras de destaque em seu layout. Elas visam valorizar as seções, antes identificadas apenas pelos assuntos das matérias publicadas.

A última alteração editorial do DOC havia ocorrido em 2005, quando o jornal passou a contar com as 4 páginas de matérias que o encapam, trazendo informações de interesse administrativo e social. Na versão eletrônica, a modificação feita há seis anos alterou de 15 dias para 3 meses as edições disponíveis para consulta, número que agora abrange todas as edições de seus 36 anos de publicação.