Integrantes do Conselho Consultivo da Agenda 2012 acompanham limpeza em córregos da zona Leste

Na manhã desta quarta-feira (23), os integrantes do Conselho Consultivo do Programa de Metas da cidade de São Paulo (Agenda 2012) participaram da quinta visita do Conselho . Os locais escolhidos foram os córregos Itaquera, em São Miguel Paulista, e Lajeados, no bairro do Itaim Paulista, ambos na zona leste.

Esses dois córregos estão passando por um processo de limpeza mecânica, intervenção que faz parte da meta 74, que consiste em limpar 920 quilômetros de leitos de córregos. O trabalho de limpeza é realizado de forma mais intensa fora do período de chuvas, e, durante esse processo, são retiradas cerca de 180 toneladas de lixo por dia. Entre os materiais recolhidos estão: pneus, móveis, colchões, entulho e lixo doméstico.

Fátima Andrijic Marinera, conselheira eleita pela zona leste, preocupa-se com o risco das enchentes e afirma que é necessário conscientizar a população a respeito da importância da manutenção da limpeza dos córregos. “Essa limpeza é fundamental, porque se não existirem ações como essas, as enchentes continuarão graves. Mas isso tudo tem efeito paliativo se não for acompanhado de um trabalho de cultura, educação e conscientização da população que mora nos arredores”, afirmou.

A previsão da meta 74 é de que sejam limpos 230 km de córregos por ano em toda a cidade. Desde o início de 2011 foram realizadas outras quatro visitas com o Conselho Consultivo. A primeira delas passou por pontos culturais do Centro; na segunda, equipamentos de educação e habitação foram visitados em Heliópolis; a terceira acompanhou os trabalhos de assistência social no Complexo Boracéa e na Morada de Idosos São João; na quarta, as obras de escoamento no córrego Aricanduva foram objeto de atenção.

O Conselho é formado por 17 membros, dos quais 5 eleitos pelas regiões da cidade, 1 representante da Câmara Municipal, 3 integrantes de entidades da sociedade civil, 3 secretários membros natos e 5 de livre escolha do Prefeito Municipal. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal.