Conselheiros da Agenda 2012 participam de roteiro de visita por três equipamentos da zona Leste

Durante a manhã desta terça-feira (06), integrantes do Conselho Consultivo da Agenda 2012 participaram do sexto roteiro de visitas coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) em 2011. Foram visitados dois equipamentos sociais e um parque linear localizados no bairro de Ermelino Matarazzo, na zona Leste .

O roteiro começou por uma caminhada pelas dependências do Parque Linear Mongaguá (meta 51), localizado na rua Antônio de Castro Lopes, 1240. O equipamento, inaugurado em 28 de maio de 2011, tem uma área de aproximadamente 60 mil m², com dependências e paisagens ideais para a contemplação da natureza e a educação ambiental. Além disso, o espaço disponibiliza pistas de caminhada e de skate, quadra poliesportiva e aparelhos de ginástica.

Já aqueles que preferem um ambiente calmo e arborizado podem caminhar pelo Bosque do Passeadouro, que funciona das 07h às 19h. O espaço oferece 207 espécies arbóreas, entre elas, 16 árvores frutíferas. “É gratificante saber que, em meio à movimentada e populosa zona Leste, existe um lugar tranquilo e aconchegante como este”, afirma Fátima Marinera, conselheira da zona Leste.

Em seguida, os conselheiros visitaram as dependências do Centro de Referência de Assistência Social –CRAS (Meta 21) , localizado na avenida Paranaguá 1492, que, no período das 8h às 18h, atende, moradores em situação de vulnerabilidade e risco pessoal da região. Essas pessoas participam de palestras sobre os perigos do abuso de álcool, violência doméstica e de prevenção às drogas.

O espaço conta com 16 profissionais, entre técnicos, psicólogos e assistentes administrativos, que atendem, em média, 1400 pessoas por mês, contribuindo para a inserção no convívio social e a ampliação do acesso aos direitos à cidadania.

A próxima parada dos conselheiros foi no Centro de Acolhida para Adultos (meta 33), localizado na Antônio de Castro Lopes, 1265, que disponibiliza 90 vagas para homens em situação de vulnerabilidade: sendo 10 pernoites e 80 fixas, destinadas a pessoas convalescentes, idosas ou com problemas mentais. Os moradores recebem quatro refeições diárias e participam de palestras, atividades culturais e cursos, entre eles, tear e de reciclagem.

Para celebrar as festas natalinas, os moradores participam de oficinas de reciclagens com garrafas pets, que ensinam a confeccionar enfeites, bonecos de neve e árvores de natal. “ O local é agradável e bem cuidado. Sem contar, que este convívio social é importante para o bem-estar dessas pessoas”, afirma Fernanda Migliore, conselheira da zona Oeste.

Desde o início de 2011 foram realizadas outras cinco visitas com o Conselho Consultivo. A primeira delas passou por pontos culturais do Centro; na segunda, equipamentos de educação e habitação foram visitados em Heliópolis; a terceira acompanhou os trabalhos de assistência social no Complexo Boracéa e na Morada de Idosos São João; na quarta, as obras de escoamento no córrego Aricanduva foram objeto de atenção; e na quinta, puderam acompanhar os trabalhos de limpeza manual e mecânica dos córregos Itaquera e Lajeado, na zona Leste.

O Conselho é formado por 17 membros, dos quais cinco eleitos pelas regiões da cidade, um representante da Câmara Municipal, três integrantes de entidades da sociedade civil, três secretários membros natos e cinco de livre escolha do Prefeito. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal.