Quinta reunião do Conselho da Agenda apresenta metas da Cultura

As 28 metas destinadas à Secretaria Municipal de Cultura (SMC) foi o tema escolhido para a última Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Programa de Metas da Cidade de São Paulo (Agenda 2012), promovida, nesta sexta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla).

 

Na abertura, o secretário de Sempla destacou as 11 metas do Programa que foram aperfeiçoadas e enfatizou o acompanhamento dos conselheiros para as ações da Agenda 2012. Além disso, o secretário ressaltou o desenvolvimento atual das metas que, atualmente, encontram-se com 64% de eficácia. “É a partir desse 3º ano que podemos visualizar o sucesso alcançado. Já que o primeiro é um ano de aperfeiçoamento; e o segundo, é reservado para o início dos trabalhos”, afirma.

 

Em seguida, os conselheiros puderam ouvir a explanação do secretário da Cultura a respeito das metas destinadas à pasta, com destaque para aquelas já cumpridas e que, atualmente, fazem parte do cenário cultural de São Paulo.

 

Até o momento, a SMC possui seis metas concluídas, entre elas, estão a reforma e restauração do Teatro Municipal e a ampliação da Biblioteca Mário de Andrade que recebe, em média, 220 mil frequentadores por mês e realiza 88 mil empréstimos de livros neste mesmo período.

 

O secretário também destacou a importância do cumprimento da Meta 151, que representa a criação de 16 equipamentos de iniciação artística. “Esse é um dos projetos mais bem desenvolvidos pela Prefeitura, pois contribui para a iniciativa ao interesse pelas artes e isto é fundamental para o processo de formação do indivíduo”, explica.

 

Para os conselheiros, a escolha do tema da apresentação foi uma iniciativa acertada e de extrema importância. “É gratificante saber que a Prefeitura tem a preocupação de resgatar a identidade cultural da cidade. Fiquei satisfeita em ver o sucesso do cumprimento das metas destinadas à Secretária da Cultura”, afirma Cleide Coutinho, representante da Zona Oeste.

 

No encerramento, os membros do Conselho aprovaram a ata da reunião anterior, realizado no dia 08 de outubro, e fizeram sugestões para os próximos encontros previstos para os meses de março, junho, setembro e dezembro de 2012.

 

O Conselho Consultivo é formado por 17 membros, dos quais 5 eleitos pelas regiões da cidade, 1 representante da Câmara Municipal, 3 integrantes de entidades da sociedade civil, 3 secretários membros natos e 5 de livre escolha da Prefeito Municipal. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal.