Secretário de Sempla participa de roteiro de visitas

Durante a manhã desta quinta-feira (15), o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão participou de um roteiro de visitas pelos equipamentos Espaço de Convivência Jardim da Vida I e II e Vila Itororó, administrados pelas Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Cultura (SMC), respectivamente.

 

O Espaço de Convivência, meta 33 da Agenda 2012, é formado por duas tendas, localizadas na Rua Dom Pedro II, 1015, Parque Dom Pedro, realizam em média 800 atendimentos por dia. Os equipamentos funcionam como porta de entrada para os serviços socioassistenciais da SMADS. No local, os usuários são atendidos por assistentes sociais e técnicos da saúde e recebem orientação e encaminhamento para os serviços da Prefeitura.

 

Além disso, são disponibilizados banheiros com chuveiros, kits de higiene, oficinas de capacitação (dança afro, artesanato, pintura e desenhos). E, para proporcionar a reintegração dos frequentadores, o espaço promove atividades culturais e de lazer.

 

O roteiro prosseguiu para a Vila Itororó, formada por um palacete e 37 casas com características de vila européia, numa área de 4,2 mil m², que desde 2006 é declarada utilidade pública pela Prefeitura. O espaço passa por um projeto de restauração, iniciado em setembro de 2011, com o remanejamento das 86 famílias que residiam no local para prédios construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

 

A reforma prevê a construção de um centro cultural e de gastronomia, com restaurantes, museu e oficinas de teatro. E, com o objetivo de promover as manifestações culturais ao ar livre, uma área com mesas, cadeiras e um café será disponibilizada aos frequentadores, para que possam ver projeções de filmes, encenação de peças de teatro ou participar de rodas musicais.

 

A Vila Itororó foi construída entre 1916 e 1922 pelo tecelão português Francisco de Castro, ficou conhecida, já na época, como Casa Surrealista, pela arquitetura extravagante. É diferentemente das construções da época por ter os quintais voltados para a frente dos imóveis.