Visitas técnicas superam previsão e chegam a 1.909 no ano passado

Em 2010, quando começaram os trabalhos da Coordenadoria de Planejamento, houve 332 visitas; a previsão para 2011 era de 1.610

A Coordenadoria de Planejamento da SEMPLA, que tem como objetivo acompanhar a evolução do processo de execução e gerenciamento das metas da Agenda 2012 e dos programas e ações do Plano Plurianual Municipal, objetivando a Gestão Orientada a Resultados, realizou 1.909 visitas durante o ano de 2011.

 

Todo trabalho de visitas técnicas realizado pela equipe da COPLAN contou com a participação ativa do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, de secretários municipais e técnicos das demais Pastas envolvidas, ressaltando a importância da ação para avaliação das políticas públicas municipais. Essas ações permitem ainda um melhor acompanhamento da aplicação dos recursos nas ações da administração, potencializando assim a destinação dos recursos orçamentários.

 

No segundo semestre de 2011, quando foram realizadas 895 visitas, houve uma análise mais aprofundada da cidade, pelos técnicos da COPLAN. Isso resultou em um relatório que apresenta as observações dos equipamentos da Prefeitura, suas condições físicas, qualidade dos serviços prestados e o nível de envolvimento e satisfação dos funcionários e usuários. O trabalho proporciona um quadro mais próximo possível da realidade.

 

Neste período, a atenção maior foi para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as de Atendimento Médico Ambulatorial (AMA e AMA Especialidade) e os Hospitais. Outra área em destaque foram as Bibliotecas e outros equipamentos de Cultura que são bastante utilizados pela população.

 

As visitas demonstraram, entre outras observações, a importância dos Telecentros, equipamentos muito requisitados e bastante utilizados pelos moradores dos bairros próximos. Nas unidades de Educação, pode ser constatado o intenso trabalho em reformas estruturais das escolas e sua adequação às normas de acessibilidade. Essas ações permitiram um melhor acompanhamento da aplicação dos recursos destinados a essas áreas da administração municipal.