Sempla inicia Seminário Municipal de Gestão de Pessoas de 2012

Sob o tema “Convergência de Ações: consolidando as práticas de gestão de pessoas da PMSP”, o Seminário Municipal de Gestão de Pessoas foi oficialmente aberto, nesta terça-feira (02), no auditório da Biblioteca Mário de Andrade.

O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), promoverá palestras para difundir e debater conceitos, políticas e práticas relacionadas à gestão de pessoas, propiciando um momento de reflexão e desenvolvimento profissional.

Na abertura do evento, voltado aos profissionais da área de Gestão de Pessoas da Prefeitura de São Paulo, os participantes puderam assistir a uma apresentação musical dos Alunos da Escola de Música de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, além de uma apresentação contendo imagens históricas e dados relevantes da capital paulista. Além disso, foi divulgado um breve perfil do servidor público municipal, contendo, entre outros itens, gênero, escolaridade e faixa etária.

Em seguida, o secretário de Sempla e a coordenadora da Cogep destacaram a importância de políticas de Gestão de Pessoas para o bom andamento da Administração Municipal, relembrando algumas ações de sucesso que possibilitam melhorias na atividade profissional, como capacitação dos servidores, a implantação do Programa de Promoção à Saúde do Servidor (Meta 223 da Agenda 2012) e o Programa de Estágios.

A primeira palestra do dia foi a “Utilização de Ferramentas Gerenciais na busca da Prestação de Serviços Públicos de Qualidade, ministrada por Lucileila do Rosário Queiroz, da Subprefeitura do Perus, teve o objetivo dedemonstrar ações que possibilitam melhorias no ambiente de trabalho e no planejamento, execução e gerenciamento das atividades do dia a dia.

Entre as principais ações abordadas na palestra que podem contribuir com a eficiência das atividades encontram-se: o treinamento, a capacitação e o aprendizado organizacional; o incentivo do trabalho de equipe e de reuniões mensais para que sejam debatidas soluções eficazes para as tarefas; bem como a adequada visão do gestor para definir qual pessoa é a mais indicada para exercer determinada tarefa.

Já a palestra “O Papel do Gestor na Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais”, ministrada pela servidora Jussara Kupper da Silva Machado, do Departamento de Saúde do Servidor Municipal (DESS), abordou os cuidados que se deve ter para evitar acidentes no ambiente de trabalho; a importância da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s), além de algumas ações que diminuem os riscos à saúde durante as atividades do cotidiano profissional.

Fechando a primeira parte do evento, a servidora Helena Takarashi, também do DESS, aplicou um exercício corporal Lian Gong, uma prática inspirada na Medicina Tradicional Chinesa, que visa a prevenção e o tratamento de algumas doenças, alivia o stress e dores musculares, ativa a circulação sanguínea e retarda o envelhecimento.

 

Atlas Municipal de Gestão de Pessoas

Durante o evento, foi apresentado o Atlas Municipal de Gestão de Pessoas que traça o perfil dos 140 mil servidores e foi elaborado por diversas divisões e unidades de RH da Administração. Trata-se de uma publicação idealizada e coordenada pela Cogep que reúne informações estatísticas, quantitativas e percentuais relativas a Recursos Humanos, Saúde do Servidor e Capacitação.

O documento é dividido em diversos itens de análise quantitativa e nele é possível pesquisar dados georreferenciados associados a mapas por região de abrangência de cada uma das 31 Subprefeituras.

Clique aqui e conheça o Atlas Municipal de Gestão de Pessoas