Oitava reunião do Conselho Consultivo da Agenda 2012 tem como pauta a Habitação

Durante a oitava reunião do Conselho Consultivo do Programa de Metas da Cidade de São Paulo (Agenda 2012), realizada no dia 05/10, os conselheiros assistiram a uma apresentação sobre o Plano Municipal de Habitação, ministrada pelo secretário da Pasta.
Antes disso, na abertura dos trabalhos, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) apresentou um breve balanço do Programa de Metas, já em sua reta final. Hoje, temos 94 metas concluídas, das quais 26 já excederam o valor inicialmente proposto, e 128 em andamento, com 57 delas já beneficiando a sociedade.
Em seguida, o secretário de Habitação expôs uma apresentação sobre as atribuições de sua pasta, com foco no Plano Municipal de Habitação. Durante a palestra, os conselheiros puderam conhecer a organização, estrutura, desafios e resultados dos programas da secretaria em todas as áreas da cidade. Os Programas de Urbanização de Favelas, Renova Centro, Recuperação de Cortiços, Mananciais, Minha Casa, Minha Vida e as Operações Urbanas foram o foco da participação do secretário.
A cidade possui cerca de 200 mil famílias beneficiadas pelo Programa de Urbanização de Favelas. A urbanização é realizada em seis etapas: a recuperação ambiental, a implantação de infraestrutura, a universalização dos serviços públicos, a eliminação das áreas de risco, a implantação de áreas de lazer e, por fim, das unidades habitacionais.

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo é formado por 17 membros, dos quais 5 eleitos pelas regiões da cidade, 1 representante da Câmara Municipal, 3 integrantes de entidades da sociedade civil, 3 secretários membros natos e 5 de livre escolha da Prefeito Municipal. O órgão tem como atribuições acompanhar o andamento das 223 metas da Agenda e apresentar sugestões e comentários a respeito delas e de outras ações da Administração Municipal. A próxima reunião está prevista para 17 de dezembro.