Centro de Orientação e Apoio Profissional – COAP completa um ano e apresenta as ações realizadas

Os pontos focais de cada Secretaria e Subprefeituras receberam orientações e esclarecimentos sobre as condutas a serem adotadas no atendimento ao servidor

Cerca de 100 servidores das áreas de recursos humanos da Prefeitura de São Paulo participaram, nesta quarta-feira (29), do evento “Readaptação Funcional: Caminhos e possibilidades”, realizado pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS).  

O evento, destinado aos pontos focais das URHs, teve como objetivo apresentar um panorama da readaptação funcional na Administração Municipal e informações de 2023 e 2024 acerca do Centro de Orientação e Apoio Profissional – COAP, reestruturado em 2023, além de trazer reflexão sobre o tema e discutir possibilidades de ações e projetos futuros. 

O Centro de Orientação e Apoio Profissional tem a finalidade de orientar e prestar apoio profissional aos servidores municipais readaptados. Originou-se da demanda de esclarecimento e apoio ao processo de readaptação, junto aos servidores readaptados, interlocutores e gestores. Sua reestruturação visou agilizar e desburocratizar o atendimento ao servidor que busca acesso a readaptação funcional, além de dar apoio os servidores nesta situação e os demais interessados, nas possíveis dificuldades de adaptação do trabalhador as novas atividades laborais. 

Entre as ações de desburocratização, o COAP padronizou fluxos e processos de trabalho, aprimorou os textos dos laudos com uma linguagem mais simples e detalhada, sendo de fácil interpretação. Também reforçou a equipe da COGESS, incluindo especialidades médicas de ortopedia, psiquiatria e neurologia nas avaliações de readaptação funcional, com o ingresso e capacitação de novos médicos.  

Um dos pontos importantes da reestruturação foi a capacitação dos pontos focais que puderam, ao longo de 2023, recapitular a legislação municipal sobre o tema, mediação de conflitos e comunicação não-violenta e saúde mental do trabalhador. Atualmente, a Prefeitura conta com 219 interlocutores que possuem um papel importante no processo de readaptação dos servidores.  

O COAP busca novos temas de formação para servidores readaptados e interlocutores, além da realização de encontros para a troca de experiência e boas práticas.  

 

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