Semana do Meio Ambiente: Temos o que comemorar?

Entendendo o Movimento São Paulo pelo Clima

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU, nos convida a refletir sobre o estado atual do nosso planeta e as ações necessárias para protegê-lo. O tema destaque deste ano de 2024 é “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação” junto com a hashtag #GeraçãoRestauração, afirmando que somos a primeira geração realmente consciente das ameaças à terra e podemos também ser a última a conseguir reverter o curso das destruições.

Mas diante dos desafios que enfrentamos, surge a pergunta inevitável: Temos o que comemorar? O que temos feito para restaurar o meio ambiente?

Por um lado, vemos que diversas iniciativas têm ganhado destaque, assim como os esforços para reduzir a poluição e promover práticas sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, presenciamos eventos climáticos extremos, como ondas de calor, inundações e desertificações. Diante desse panorama, é fácil sentir desânimo e desesperança. Mas é preciso lembrar do poder da ação coletiva. O Governo tem a sua responsabilidade, no entanto cada um de nós, individualmente, pode fazer a diferença através de escolhas conscientes e práticas sustentáveis, cada pequeno gesto conta.

Foi pensando nisso que a SECLIMA criou o “Movimento São Paulo pelo Clima”, cujo objetivo é levar a consciência climática a todos os segmentos da sociedade, através de diversas ações, como seminários, palestras, oficinas, intervenções artísticas e culturais. E para liderar o movimento, serão nomeados os “Embaixadores pelo Clima”, que têm como missão capacitar e direcionar os paulistanos que desejam de forma voluntária participar de iniciativas de combate à crise climática, promovendo ações coletivas para a busca de soluções para os problemas vivenciados em cada uma das regiões de São Paulo, criando uma rede de pessoas engajadas com o tema e inspirando novas lideranças para a proteção e restauração do meio ambiente.

Com determinação e colaboração da população, podemos fazer a diferença e celebrar os avanços alcançados, ao mesmo tempo em que reconhecemos a urgência de continuar trabalhando para garantir um futuro melhor para o nosso planeta e para as gerações futuras. Vamos juntos?