SECLIMA lança o Movimento São Paulo pelo Clima

Movimento tem como objetivo levar consciência climática e incentivar ações concretas pelo clima em todos os segmentos da sociedade

Diante da necessidade urgente de agir contra os efeitos devastadores das mudanças climáticas e unir governo, sociedade civil, terceiro setor e vários outros atores no combate aos efeitos das mudanças climáticas, nasceu o Movimento São Paulo pelo Clima, uma iniciativa da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo.

O lançamento oficial do Movimento foi realizado no último sábado (08), quando cerca de 100 voluntários da sociedade civil estiveram presentes e assumiram o compromisso de se tornarem Embaixadores pelo Clima e a desenvolverem em suas comunidades e bairros ações que ajudem a minimizar os impactos da ação humana no meio ambiente, desenvolvendo a resiliência climática. Alguns exemplos dessas ações são plantios de árvores, projetos de compostagem, limpeza de mananciais, destinação correta de resíduos e campanhas de conscientização ambiental.

A Prefeitura de São Paulo através da SECLIMA dará suporte para o engajamento dos embaixadores nessas ações, capacitando-os e promovendo o contato entre os seus membros para a troca de informações e integração, visibilizando lideranças que orientem o desenvolvimento dos projetos de cada região e estimulando que mais pessoas se envolvam com o tema.

Segundo José Renato Nalini, Secretário Executivo de Mudanças Climáticas: “A Secretaria tem por finalidade despertar a consciência de todos. A gente [sociedade] não acredita que sozinho possa fazer alguma coisa, mas podemos, sim! E há muita gente em São Paulo fazendo coisas boas pela cidade”. E completa: “Embaixador não é só título, é trabalho, dever e responsabilidade”.