City Jaraguá: 120 unidades serão entregues em dezembro

Por Luiz Pombo


Unidades do City Jaraguá: acessibilidade e inovações no projeto

Os moradores da ex-favela Jardim Damasceno serão contemplados, em dezembro, com a entrega de 120 apartamentos no conjunto habitacional City Jaraguá, localizado em Pirituba, distrito do Jaraguá, em mais um empreendimento da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Aproximadamente 480 pessoas serão beneficiadas com moradias, repletas de inovações. Todas terão pisos e azulejos, por exemplo, ao contrário das antigas, que possuíam somente uma massa impermeabilizadora no chão. E tanto a água como o gás serão individualizados.

Outra característica importante no projeto é a preocupação com o idoso, com o trabalhador e o deficiente. Os apartamentos do térreo serão destinados aos idosos ou a pessoas que possuem algum tipo de deficiência, para facilitar a locomoção. Nove deles foram adaptados com portas mais largas e barras de apoio no banheiro. Já os trabalhadores noturnos terão suas moradias localizadas nos últimos andares, uma vez que lá o barulho é menor, permitindo dessa forma um descanso tranquilo durante o dia.

“Desenvolvemos a gestão participativa dos moradores, estimulando a organização dos representantes, por meio de reuniões ou eventos. Dessa forma existe o reconhecimento de lideranças e uma consequente melhora na organização dos blocos (seis no total). Fizemos ainda parcerias com a Secretaria Municipal de Esportes para a realização de práticas esportivas, como tênis, vôlei, futebol, handebol, além de caminhadas orientadas para a terceira idade, aproveitando assim o parque linear junto ao empreendimento”, explica Emília Onohara, coordenadora social de Habi-Norte, uma das divisões regionais ligadas a Superintendência de Habitação Popular (Habi). “Também incrementamos a instalação de equipamentos públicos, com a criação de um telecentro em conjunto com a Secretaria Municipal de Participação e Parceria.”

A ocupação do City Jaraguá teve início em 1995, com o atendimento às famílias  do antigo alojamento na área do próprio City, com participantes do Programa de Canalização de Córregos (Procav), e também do Programa de Verticalização de Favelas (Prover). O objetivo de sua criação era ser uma opção no reassentamento para famílias originárias de várias regiões da cidade que moravam em favelas, áreas de risco, perto de córregos com intervenções, alojamentos e mutirões.

O conjunto possui aproximadamente 20 mil moradores, 3.796 unidades habitacionais, 5 escolas, 2 creches, 1 Unidade Básica de Saúde (UBS), grandes áreas verdes, um parque linear e um centro comercial chamado de “shopping” pelos moradores.

Para a construção das 120 unidades que serão entregues em dezembro, foram investidos aproximadamente R$ 6,6 milhões. Há ainda previsão de entrega de mais 120 unidades habitacionais até março de 2010, totalizando 240 novas moradias.