Sehab inicia formação de líderes na Operação Água Espraiada

Por Graco Braz Peixoto


A primeira das três reuniões previstas aconteceu em 07/11

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) começou a capacitar lideranças locais e a cadastrar famílias para a urbanização de cerca de 10.000 domicílios, distribuídos em 16 favelas, por conta das obras de extensão da Avenida Roberto Marinho, na zona sul, até a Rodovia dos Imigrantes. O programa, coordenado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), está iniciando a quinta e última fase da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada.
 
Duas ações foram realizadas este mês. A primeira é um curso, que teve inicio no sábado, dia 7, dirigido às lideranças das comunidades envolvidas. Serão realizados mais dois encontros (nos dias 14 e 21 de novembro), e outros podem ser agendados, conforme forem identificadas necessidades pelos técnicos de Habi-Sudeste, departamento regional da Superintendência de Habitação Popular, à frente da empreitada. O objetivo é passar dados gerais sobre a Operação Urbana, capacitando os líderes para que sejam multiplicadores da informação, tais como as fases, o embasamento legal, as obras de infraestrutura urbana que a compõem e, em especial, o conhecimento integral das etapas da urbanização de favelas.

“Por ser o elo de informação entre a Prefeitura e sua comunidade, os líderes são muito importantes para o sucesso do trabalho. Dar a eles a informação correta é decisivo, porque num processo de cadastramento, abertura de frente de obras, remoção, é muito comum haver problemas causados por informações deturpadas”, explica Sueli Girardi, coordenadora social de Habi-Sudeste.

A segunda ação consiste no cadastramento das moradias, que resultará num reconhecimento total da população local, com realização de pesquisa socioeconômica, a demarcação das quadras e o cadastramento de todos os domicílios. Com isso, será possível definir também, com o andamento das obras, as formas de atendimento habitacional de cada um. Esse processo teve início no dia 9 de novembro, e um novo sistema desenvolvido pelo Habisp, o departamento de informações ligado à Sehab, será utilizado. Todas as informações referentes a cada domicílio serão coletadas e transmitidas on-line, trazendo rapidez e transparência ao cadastro.


FAVELAS INCLUÍDAS NO PROGRAMA:

1. Rocinha Paulista

2. Beira Rio

3. Taquaritiba

4. Vietnã

5. Ponte da Fonte São Bento

6. René Fernandes

7. Jardim Lourdes

8. Imprensa Colonos

9. Arco Verde

10.Complexo Alba-Souza Dantas

11. Babilônia

12. Henrique Mindlim

13. Guian Corruíras

14. Americanópolis

15. Muzambinho

16. Dersa