Parque Linear vai beneficiar comunidades da zona norte

Por Luiz Pombo


Parque Linear Córrego do Canivete está sendo implantado onde era a antiga favela do Jardim Damasceno

Comunidades da zona norte serão contemplados em dezembro com a entrega do Parque Linear Córrego do Canivete, localizado no distrito de Brasilândia, Subprefeitura de Freguesia do Ó. O empreendimento substitui a antiga favela do Jardim Damasceno, que foi removida para a construção do Parque, em mais uma obra promovida pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), dessa vez em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

“A área era de grande risco, principalmente às margens do córrego. Quando chovia, as casas – todas de palafita – inundavam. Aconteciam também muitos deslizamentos nas encostas dos morros. Com as remoções e o parque, a população local ganhou segurança e qualidade de vida”, explica Emília Onohara, coordenadora social da Habi-Norte, uma das divisões regionais ligadas à Superintendência de Habitação Popular (Habi).

O Parque Córrego do Canivete será composto por uma quadra poliesportiva com dimensão de 30 x 18 metros (pouco menor que uma quadra oficial de futebol de salão), 3 playgrounds espalhados estrategicamente por sua área, 2 pergolados (locais cobertos por vigas, que diminuem a incidência de raios solares), áreas de estar, pista de skate, além de um projeto de paisagismo e infraestrutura, coordenado por Sun Alex, diretor da divisão de políticas ambientais e transportes não motorizados da SVMA, que prevê ainda outras melhorias (veja box da matéria). O valor total da obra é de aproximadamente R$ 12,5 milhões, com intervenções em uma área de 60 mil m².

“Algo muito interessante na construção de um parque linear é que ele não beneficia um pequeno grupo de moradores, mas sim toda a população da região e de locais vizinhos. A comunidade do bairro Jardim Damasceno ganha uma ótima área de lazer”, diz Emília.

O QUE MAIS SERÁ FEITO NO PARQUE

- Plantio de 25.000 m² de grama
- Construção de 2.660 m de redes de esgoto
- Canalização de 840 m de córregos
- 583 m de drenagem urbana
- Pavimentação de 4.737 m²
- Implantação de 2.132 m de guias
- Consolidação geotécnica em 367 m²