Vila do Idosos concorre ao Prêmio Melhores Práticas da CEF

Por Graco Braz Peixoto


Vila dos Idosos foi finalizada em agosto de 2007 e possui 145 unidades habitacionais 

O projeto Vila dos Idosos – condomínio residencial voltado a terceira idade localizado no bairro do Pari – da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), é um dos 35 finalistas do VI Prêmio Melhores Práticas, promovido pela Caixa Econômica Federal (CEF). No dia 9 de dezembro, em Brasília (DF), acontecerá a cerimônia de premiação. Serão selecionados os 20 melhores trabalhos, concorrendo em três categorias: Gestão Municipal, Habitação e Desenvolvimento Local e Meio Ambiente.

Os premiados receberão R$ 25.000,00 cada, que serão destinados para produção de uma publicação sobre o projeto, além de ganharem ampla divulgação pelo país, para que essas experiências bem sucedidas possam ser adotadas em outros municípios. Os outros 15 projetos não contemplados recebem medalhas e certificados informando que foram indicados ao Prêmio.

Para escolha dos finalistas levou-se em conta as melhores experiências em gestão local, resultantes de ações nos quais a CEF tenha atuado como parceira, financiando, repassando recursos ou prestando apoio técnico. São projetos por todo o Brasil, que trouxeram mudanças significativas para comunidades carentes, seja no campo da sustentabilidade, do combate à pobreza, da geração de renda, saneamento, infraestrutura, gestão do uso e ocupação do solo, entre outros.

“Foi uma boa surpresa esse reconhecimento. Procuramos dar às pessoas idosas condições de moradia e convívio social. Lá eles formam uma comunidade unida, interagem, têm horta, atividades sociais em grupo, tudo isso traz qualidade de vida”, diz Maria José Garcia Calderine, coordenadora social de Habi-Centro, divisão regional ligada a Superintendência de Habitação Popular (Habi) responsável pelo empreendimento.

Mas há também a projeção internacional para o Prêmio, pois ele está ligado às metas da Agenda Habitat no Brasil, um conjunto de regras de desenvolvimento urbano sustentável estabelecido em 1996, em Istambul (Turquia), pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN - Habitat). Depois da premiação em Brasília, os 20 selecionados serão indicados para participar do “Best Practices and Local Leadership Programme”, prêmio instituído pelas Nações Unidas, em Dubai, Emirados Árabes. As datas para essa finalíssima serão definidas pela UN - Habitat.

A Vila dos Idosos é um empreendimento habitacional para pessoas com mais de 60 anos, com renda de até três salários mínimos. Exige-se que os candidatos residam em São Paulo há quatro anos, no mínimo. Famílias pouco numerosas, casais que tenham no máximo um filho, pessoas que vivem sozinhas e ainda aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida têm prioridade na seleção.

Projetado em forma de “U”, com quatro pavimentos, o conjunto tem 145 apartamentos – 57 deles com 43 m² e 88 quitinetes com 29 m². O edifício possui rampas com piso antiderrapante, cobertura em todas as áreas, três elevadores espaçosos, espelho d’água na área central, horta comunitária, salão de jogos e de leitura. O terreno tem área total de 7.361,75 m², com 8.193 m² de área construída. A Vila dispõe de uma equipe de assistentes sociais para atender seus moradores. Atividades como palestras educativas sobre saúde, relacionamento e cuidados com a manutenção do espaço, entre outras, são ministradas no local.