Parceria inédita beneficia jovens do City Jaraguá

Por Luiz Pombo


Crianças do City Jaraguá fazem aquecimento antes de mais uma aula de tênis

Os jovens do City Jaraguá – conjunto habitacional localizado na zona norte da capital – estão sendo beneficiados desde novembro por uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme). Convênio firmado entre as duas secretarias e a ONG Cades (Cidadania Através do Esporte), resultou numa variação do projeto Clube Escola, da Seme, que existe desde maio de 2007, promovido nas escolas municipais.

O objetivo do Clube Escola é estimular a prática esportiva e a divulgação de diversas modalidades entre os alunos da rede pública de ensino. Com o convênio criou-se o Escola de Esportes, com as mesmas finalidades, só que agora voltado para as crianças da comunidade. Ele chega ao City Jaraguá, numa iniciativa pioneira da divisão regional da Habi-Norte, ligada a Superintendência de Habitação Popular (Habi). “A história da construção do City Jaraguá vem desde 1995. Poderíamos já ter saído de lá, mas queremos solidificar ações sociais voltadas à comunidade. Conhecemos o Clube Escola, adaptamos suas características junto com a Seme e a Cades, e viabilizamos o projeto no Conjunto. Acreditamos que o esporte seja um caminho para a inclusão social”, diz Maria Cecília Nammur, diretora da Habi-Norte. 

Para a implantação do Escola de Esportes está sendo utilizada toda a estrutura de quadras localizadas no Parque Linear local. “A Seme disponibiliza os recursos e repassa para a ONG. Já Sehab cuida dos espaços. A estrutura de quadras já existia, o que fizemos foi recuperá-las, com reformas pontuais. Agora as crianças que não podiam freqüentar o Clube Escola, pela distância das instituições contempladas pelo projeto, praticam dentro da comunidade. Estão todas entusiasmadas com a oportunidade”, explica Elidia Silveira, coordenadora social de Habi-Norte.

O projeto já conta com 150 crianças inscritas, e permite a prática do futebol de areia, basquete, handebol e tênis.  Joaquim Calmon, supervisor do projeto e diretor da Cades, explica que as atividades colaboram na formação do cidadão. “Mostramos com a ajuda do esporte que as crianças podem vencer suas dificuldades, aprender novas habilidades e carregar essas experiências adquiridas para seu dia a dia”.

Foram contratados 5  professores de educação física que ensinam para grupos divididos conforme a faixa etária, em duas aulas semanais, realizadas no contraturno das atividades escolares. São atendidas crianças de 6 a 15 anos. As modalidades esportivas são ministradas de forma alternada e cada grupo tem contato com duas delas, mensalmente. “A variação é muito importante. Mantemos apenas o tênis fixo, por ser uma prática menos acessível. Mas complementando com esportes coletivos, como o basquete e o futebol, ensinamos outros valores como disciplina, concentração e companheirismo”, afirma Calmon.

A estrutura do Parque Linear do City Jaraguá, entregue em 2007 depois da remoção de duas favelas, possui um total de 7 quadras, sendo 3 poliesportivas, e mini quadras de futebol de campo, futebol de areia, basquete, além de uma oficial de tênis. 

O Conjunto Residencial City Jaraguá está localizado na Estrada de Taipás, região norte de São Paulo, pertence à Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, possui uma área de aproximadamente 469 mil m², 29 mil habitantes e 3778 unidades habitacionais ocupadas. O empreendimento receberá mais 120 unidades em janeiro e outras 120 em abril. O processo de regularização fundiária aguarda a finalização desta última etapa da urbanização para ser iniciado.