Sehab, Cohab e Caixa assinam convênio que irá beneficiar 5.000 famílias com renda de até 3 salários mínimos

Por Paulo Kehdi


Superintendente da CEF, presidente da Cohab e o secretário municipal de Habitação durante assinatura do Convênio

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), juntamente com a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram contrato de financiamento dia 14 de dezembro, para a construção de 480 moradias nos Residenciais Teotônio Vilela I – São Roque e Teotônio Vilela II – Piracicaba, localizados em São Mateus, zona leste da capital, com investimento total de R$ 24,9 milhões. Os empreendimentos são destinados a famílias de baixa renda – entre 0 e 3 salários mínimos – e fazem parte do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Esse é o primeiro fruto do convênio firmado entre Sehab, Cohab e CEF, que vai gerar 5.000 novas moradias para a população de baixa renda. São 32 áreas, em 12 agrupamentos, espalhados pela cidade de São Paulo (veja os bairros no boxe da matéria). Os terrenos pertencem a Cohab e ao Fundo Municipal de Habitação (FMH) que vão doá-los ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela CEF. Caberá a CEF a liberação dos recursos para realização das obras. São R$ 240 milhões envolvidos nessas operações, incluindo o valor dos terrenos doados. No dia 22 de dezembro será publicado o edital que vai permitir a escolha das construtoras responsáveis pelos empreendimentos.

“É um grande passo que estamos dando com a construção dessas novas moradias. Todos os terrenos foram vistoriados e aprovados pela CEF. Muitos dessas novas unidades vão colaborar inclusive com o atendimento das famílias que vivem no Jardim Pantanal, Jardim Romano e Jardim Helena, que estão sofrendo com as recentes inundações. Mas não vamos parar por aí. Estamos prospectando mais terrenos que irão incrementar ainda mais a oferta habitacional para a população de baixa renda”, disse o presidente da Cohab.

Os beneficiários das novas unidades habitacionais serão indicados pelo poder público municipal entre as famílias inscritas no cadastro da Cohab. Já são mais de 1 milhão de cadastros e cerca de 80% deles na faixa até 3 salários mínimos. Quem mora em área de risco terá prioridade na definição dos atendimentos.
.
Os 480 apartamentos dos Residenciais Teotônio Vilela I e II vão ser divididos em 24 blocos de 5 pavimentos cada. As unidades contemplam dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, em uma área de 42m2 de área privativa e 15 delas serão adaptadas para pessoas com deficiência. A previsão de conclusão das obras é de 16 meses. “É o primeiro empreendimento com essas características na cidade de São Paulo, fruto de um esforço conjunto entre as partes envolvidas. Foram seis meses de negociação e ao final quem ganha é a população mais carente”, afirmou o presidente da Cohab.

“É mais um evento que solidifica as relações entre a Prefeitura e a CEF. Quero aproveitar para ressaltar os investimentos da instituição nos programas de urbanização de favelas e mananciais, que possibilitaram avanços significativos nos últimos anos. Estamos buscando soluções para diminuir o déficit habitacional do município, um processo histórico e cumulativo. Queremos reverter esse processo e parcerias como essa são fundamentais”, afirmou o secretário municipal de Habitação.

Segundo a superintendente Cely Mantovani, da CEF, o convênio representa um passo importante para a cidade de São Paulo. “É um momento para ser comemorado. É necessária vontade política para fazer os projetos saírem do papel e serem postos em prática.”

ONDE FICAM OS TERRENOS E QUANTAS UNIDADES VÃO GERAR

- Butantã – 270 unidades habitacionais
- Campo Limpo – 299 unidades habitacionais
- M’Boi Mirim – 777 unidades habitacionais
- Vila Prudente – 304 unidades habitacionais
- Itaquera – 1.835 unidades habitacionais
- Penha – 323 unidades habitacionais
- Guaianazes – 95 unidades habitacionais
- Cidade Tiradentes – 565 unidades habitacionais
- São Mateus – 480 unidades habitacionais (já licitado)