Delegação chinesa visita Heliópolis

Por Luiz Rocha Pombo


As obras concluídas do Córrego Sacomã na Gleba A foi um dos pontos visitados pela delegação

A comunidade de Heliópolis recebeu na sexta-feira, dia 11 de dezembro, visita de uma comitiva chinesa já com reflexos da Expo Xangai, o terceiro maior evento do planeta, marcada para começar em maio de 2010. Com o tema “Better City, Better Life”, (Cidade Melhor, Vida Melhor) terá duração de seis meses, mais de 192 países representados e 70 milhões de visitantes são esperados. Contará com a participação da cidade de São Paulo na área de Melhores Práticas Urbanas (UBPA), com a apresentação do projeto Lei Cidade Limpa. E também com estandes, sendo um deles destinado a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), onde serão debatidos e apresentados ao mundo os aspectos da urbanização de favelas.  

 Vindos de Minhang, distrito de Xangai com aproximadamente 600 mil habitantes, os representantes da comitiva chinesa tinham como objetivo principal verificar as ações do Programa de Urbanização de Favelas promovido por toda a cidade, por Sehab. Heliópolis foi escolhida por se tratar da maior favela em urbanização de São Paulo, com população estimada de 70 mil pessoas. A intenção dos visitantes é que diversos aspectos do programa sejam debatidos durante a Expo Xangai, por meio de oficinas que fazem parte da programação oficial do evento.

O itinerário incluiu a Gleba A de Heliópolis – local cujas obras estão praticamente concluídas –, onde foi possível observar o projeto arquitetônico desenvolvido, a requalificação das fachadas das unidades com a integração dos moradores e a limpeza das áreas urbanas, atividade onde tem se buscado a parceria com a subprefeitura do Ipiranga. Também foi mostrada a canalização do Córrego Sacomã. Tanto as unidades habitacionais como o Córrego têm projetos assinados pelo arquiteto Hector Vigliecca.

Foram apontados e explicados os critérios de atendimento habitacional utilizados por Sehab para as famílias removidas de áreas de risco como as verbas de apoio habitacional, as cartas de crédito, ou ainda a transferência para as novas unidades construídas no próprio Complexo de Heliópolis.

“A comitiva ficou positivamente impressionada com o que viu e elogiou muito o trabalho realizado pela Sehab em Heliópolis. Na China as características são diferentes e as estratégias também, com o predomínio da verticalização nos assentamentos precários. Acredito que esse intercâmbio possa gerar ainda mais ganho de conhecimento para ambas as partes”, afirma Vanessa Padiá, coordenadora do Programa Heliópolis e responsável pela apresentação da região aos representantes.

As obras de urbanização de Heliópolis tiveram início em 2006. O complexo que é formado por 14 glebas, atualmente possui obras de construção de conjuntos habitacionais e implantação de infraestrutura urbana nas glebas A, N e K, as maiores e mais populosas. Na Gleba A, 1541 famílias já foram beneficiadas pela urbanização. 


QUEM VISITOU HELIÓPOLIS

Chen King - Governador do distrito de Minhang
Pan Liping – Representante Administrativa do Governo de Minhang
Chen Fuming – Responsável pelo Planejamento e Administração do distrito de Minhang
Cai Xiaofei – Comissão Econômica do distrito de Minhang
Lin Ju – Supervisor do Departamento de Planejamento dos Recursos Terrestres e do Departamento Administrativo do Governo Municipal de Xangai
Cai Bohong – Responsável pelos Negócios Estrangeiros do Governo Municipal de Xangai