Sehab e CEF se reúnem para discutir projetos de habitação em andamento

A principal objetivo é garantir maior agilidade nos empreendimentos que estão em andamento nesse primeiro trimestre de gestão

A Secretaria Municipal de Habitação - Sehab, Companhia Metropolitana de Habitação - Cohab e Caixa Econômica Federal - CEF selaram parcerias num workshop, entre os dias 07 e 08/02, cujo objetivo foi discutir projetos habitacionais e buscar alternativas para viabilizar um grande número de unidades habitacionais. A principal meta do workshop foi garantir maior agilidade nos empreendimentos que estão em andamento nesse primeiro trimestre de gestão.

Os empreendimentos em andamento através do Programa Minha Casa Minha Vida foram objetos de discussão. A idéia é dar prioridade para a construção de unidades habitacionais em toda a cidade. Uma das regiões que será beneficiada é a zona leste, o programa prevê a construção de 800 unidades habitacionais no entorno do futuro Itaquerão. O Programa Minha Casa Minha Vida, através da parceria com a Prefeitura de São Paulo, é voltado para famílias de baixa renda, ou seja, famílias direcionadas à Faixa 1 do Programa, que comprovem receber entre 0 a 3 salários mínimos. Para esse primeiro semestre estão previstas a entrega de 1.898 unidades habitacionais, em diferentes locais da cidade. Apenas neste ano já foram entregues 300 unidades no Conjunto Iguape, em Itaquera.

Durante o workshop foi feita uma análise pontual de cada projeto previsto, o objetivo foi identificar os entraves e propor soluções para os que estão em fase de licitação. Além disso, a secretaria tentou buscar recursos para o aporte do Programa Minha Casa Minha Vida.

Também foi discutida a nova estrutura do Departamento de Aprovação e Edificações – APROV, vinculado à Secretaria Especial de Licenciamentos, responsável pela análise dos projetos, foi proposto que os empreendimentos de Habitação de Interesse Social – HIS fossem analisados e aprovados com mais agilidade.

Participaram do workshop representantes do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Habitação – CDHU e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos; do Governo Federal, através do Ministério das Cidades e Secretaria de Patrimônio da União, além da CEF.