Vila dos Idosos promove baile e bloco de Carnaval

Por Graco Braz Peixoto


O Carnaval na Vila dos Idosos em 2009: animação não tem idade

Marchinhas que fizeram a folia e marcaram tantas histórias dos que brincaram os antigos carnavais já estão arquivadas nos equipamentos do disc jockey responsável pela trilha sonora do Carnaval da Vila dos Idosos, que acontece nesta quinta-feira, das 17h às 21h. Batizado com o nome de “Festa do Havaí” – depois que a comissão de eventos escolheu decorar o hall interno do condomínio com mesas de frutas tropicais –, o Carnaval terá a presença dos 189 moradores, além de convidados.

Esta é a segunda edição do Carnaval da Vila. A primeira, em 2009, foi sucesso total.  O evento de 2010 foi requisitado quando a equipe de assistentes sociais da Habi-Centro – divisão regional ligada à Superintendência de Habitação Popular (Habi) – fez a primeira reunião para programação anual das atividades do residencial. Além desta festa, há várias outras agendadas no calendário ao longo do ano.

Outro projeto carnavalesco organizado pelos moradores da Vila é a Escola de Samba Creci – na verdade, um bloco composto por 45 pessoas. Criada por iniciativa dos moradores Neide Duque, Maria de Lurdes Palma e Antonio Augusto Pina, pretende festejar a vida e a obra do cantor paulista Jair Rodrigues, um dos sambistas que figuram entre os ídolos dos foliões.

No último domingo (7/02), a Creci desfilou na Estação da Luz e chamou atenção de todos com uma apresentação bem ritmada, ao som de sambas famosos, muitos deles na voz de Jair Rodrigues, o homenageado. Dessa forma, a Festa do Havaí já vem aprovada pelo ensaio público no Metrô. As fantasias da Escola de Samba Creci foram criadas por Neusa Campos Dias (77 anos), Olerice Soares (73 anos) e Cleide Dutra (62 anos), costureiras da Vila.

O Bazar da Comissão de Representantes, no início do mês, colaborou com os recursos para bancar os custos das fantasias e adereços, mais uma ação que demonstra organização e coesão social. Para tanto, os moradores sempre contam com a orientação e participação da equipe social da Habi-Centro.

O Residencial Vila dos Idosos - empreendimento inédito de locação social desenvolvido exclusivamente para a população com idade a partir de 60 anos, entregue pela Prefeitura em 2007 - tem dado oportunidades para a interação entre várias Secretarias Municipais. Colaboram com o projeto a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI), que, além de fazer palestras no local, coordena o trabalho de, por exemplo, medir a pressão e a glicose; a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que colabora por meio das atividades com a horta e jardinagem no próprio terreno do residencial, além da Secretaria de Participação e Parceria que, com a Secretaria de Habitação, contribuiu para a realização da Festa do Havaí.