Departamento de Habitação dos EUA conhece política habitacional de São Paulo

Foi apresentado o Plano de Metas 2013-2016 que inclui a construção de 20 mil moradias na região Central

O Secretário Municipal da Habitação, José Floriano, recepcionou, nesta terça, dia 4, representantes do Escritório de Habitação e Comunidades Sustentáveis (OSHC), que integram o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (HUD); Iniciativa Parceria Global (GPI); Diretores do Acelerando Parcerias Direcionadas ao Mercado (AMP); e o Programa Iniciativa pelo Investimento Responsável da Faculdade Harvard Kennedy. O objetivo da visita foi conhecer a política habitacional da cidade de São Paulo e, em especial, conhecer projetos voltados para a região central da cidade e para a área de sustentabilidade. Em São Paulo os principais interesses estão concentrados nos projetos do Arco do Futuro, no âmbito Municipal, e Casa Paulista, no âmbito Estadual.

 Durante a reunião, foi apresentado o Plano de Metas 2013-2016 de governo, que consta como um dos eixos principais ampliar o acesso à moradia adequada com a construção de 55 mil unidades habitacionais; beneficiar 200 mil famílias através do Programa de Regularização Fundiária e 70 mil famílias através do Programa de Urbanização de Favelas; e concluir as fases I e II e iniciar a fase III do Programa de Mananciais, beneficiando 70 mil famílias.

 A delegação, composta por cerca de seis pessoas, veio a São Paulo por conta do New Cities Summit, onde arquitetos e urbanistas de todo o mundo se reuniram para debater alternativas em busca de uma vida melhor nas metrópoles. A delegação também está trabalhando com o Ministério das Cidades e Governo do Estado de São Paulo no desenvolvimento de parcerias.

Além da Sehab, os representantes também se reunirão com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), para conhecerem com detalhes o projeto para o Arco do Futuro.

Os principais interesses estão concentrados nos projetos do Arco do Futuro, da Prefeitura de São Paulo, e Casa Paulista, no âmbito Estadual.

 

Escritório de Habitação e Comunidades Sustentáveis

Integra o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (HUD). Foi criado em 2010 na administração do Presidente Obama no contexto da Parceria para Comunidades Sustentáveis. A parceria busca solucionar problemas relacionados ao grande impacto do custo de moradia e transporte na renda média da classe trabalhadora americana. O escritório coordena a Iniciativa para Habitação Sustentável (SHI) e a Iniciativa para Comunidades Sustentáveis (SCI).

Acelerando Parcerias Impulsionadas pelo Mercado (AMP)

Entidade sem fins lucrativos independente faz uso da capacidade dos mercados para criar valor econômico, simultaneamente, gera resultados positivos sociais e de meio ambiente.

Iniciativa para Investimento Responsável (IRI)

Essa Iniciativa é do Centro Hauser para Organizações Sem Fins Lucrativos na Universidade de Harvard. É um centro de pesquisa de ponta, oferta de uma plataforma de diálogo, e atuação prática em torno de questões importantes para a comunidade de investimento responsável.