Sehab atua para evitar reintegração de posse em terreno com 800 famílias no Ipiranga

Terreno ocupado há seis meses será objeto de estudo para se tornar um espaço multiuso, com habitação e equipamentos públicos

Nesta quinta-feira, dia 13, o secretário de Habitação José Floriano de Azevedo Marques Neto e representantes da Diretoria de Patrimônio do Banco Santander se reuniram para estabelecer um Termo de Cooperação para resolver o problema habitacional do terreno onde funcionava a Faculdade São Marcos.

O terreno tem 12 mil m2, pertence ao Banco Santander e está ocupado por cerca de 830 famílias desde janeiro de 2013, que representam os movimentos de Frente de Luta por Moradia (FLM) e Movimento dos Sem Tetos do Sacomã (MSTS). Localizado na Rodovia Anchieta, subprefeitura de Ipiranga, no local, está prevista reintegração de posse para a segunda quinzena de julho.

Durante a reunião, ficou estabelecido um Termo de Cooperação onde o proprietário da área comunicará a justiça para que a reintegração de posse seja adiada. Há tratativas para que seja elaborado e viabilizado um projeto com espaço multiuso, com implantação de equipamentos públicos e unidades habitacionais.

Todas as famílias foram cadastradas nos programas habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação para atendimento habitacional definitivo.

Meta

Para cumprir a meta de 55 mil novas moradias até 2016, a Secretaria Municipal da Habitação e a Companhia Metropolitana da Habitação (Cohab), trabalham em diversas frentes.

A Secretaria identificou 26 terrenos dos quais 12 já tiveram o DIS (Decreto de Interesse Social) decretado, todos na região sul da cidade. Esses terrenos vão permitir a construção de 18 mil novas unidades.

Outras 13 mil unidades serão construídas através do programa Renova SP, que abrange 17 Perímetros de Ação Integrada, que correspondem a 209 favelas e 213 assentamentos precários. Para viabilizar essas unidades, serão desapropriados 40 terrenos, sendo que dez já tiveram o DIS publicado.

Outros 20 terrenos serão desapropriados pela Cohab. Desses, 3 já tiveram o DIS decretado. Nesses terrenos serão construídas cerca de 7 mil unidades.

Com todas essas desapropriações, serão 43 mil novas unidades habitacionais a serem construídas na cidade. Hoje, a Secretaria tem cerca de 11 mil unidades habitacionais em andamento em diversas regiões da cidade, além disso serão iniciadas mais 6 mil unidades até o final desse ano. Apenas este ano, já foram entregues 532 unidades habitacionais.