Em seminário de habitação, Secretário José Floriano destaca ações do plano habitacional da cidade de São Paulo

Novo sistema de banco de dados do Habisp foi destaque do Secretário Floriano em evento da UFABC

Na abertura do Seminário Planejamento Habitacional: Precariedade e Terra nos Planos Locais de Habitação, que aconteceu nesta sexta feira, dia 14, o Secretário Municipal da Habitação, José Floriano, destacou o sistema de banco de dados utilizado na Secretaria Municipal de Habitação, o Habisp, que organiza dados específicos e traça diagnósticos das comunidades cadastradas. “Todas as Prefeituras deveriam ter um sistema de banco de dados que organiza e descreve o perfil das áreas. Isso facilita o mapeamento das prioridades de intervenção, o que agiliza o processo de urbanização”, ressaltou o secretário José Floriano.

O Habisp será reformulado e atualizado, e estará a disposição para consulta no site da Prefeitura a partir de 1º de julho, segundo anúncio do Secretário José Floriano. O Habisp é um banco de dados eletrônico, que reúne dados valiosos sobre a habitação de interesse social na cidade. Com o conteúdo aprimorado, o novo Habisp contará com as informações das áreas onde serão viabilizadas as 55 mil moradias nos próximos quatro anos, além de relatórios mensais sobre os níveis de urbanização das áreas que têm atuação da Sehab.

Seminário realizado pela UFABC discute procedimentos de planejamento habitacional

Outro destaque dado pelo Secretário, no evento que ocorreu na Prefeitura de São Paulo, foi a importância da proximidade e do diálogo constante com as Associações de Moradores e Movimentos de Moradia para se chegar a um consenso quanto às construções das unidades habitacionais. Ele acrescentou que esse diálogo facilita todos os tramites que envolvem um processo de urbanização.

Projeto de Pós-Graduação UFABC

O evento é resultado de um Programa de Extensão Universitária da Universidade Federal do ABC – Ministério da Educação e Secretaria de Educação Superior, chamado ‘Planos Locais de Habitação de Interesse Social na Região Metropolitana de São Paulo’. O Projeto foi estendido com o lançamento de um livro no evento: Planejamento Ambiental, Notas sobre a Precariedade e Terra nos Planos Locais de Habitação.

Os objetivos do Seminário e do livro são tratar dos instrumentos que compõe os Planos Locais de Interesse Social (PLHIS), trocar experiências e metodologias entre os municípios participantes. São estudos que pretendem auxiliar na elaboração, revisão e execução dos Planos. O seminário contou com debates e com duas mesas que trataram de temas referentes à habitação popular.

A mesa de abertura do Seminário contou com os depoimentos de autoridades do segmento de habitação popular. O Secretário Municipal da Habitação de São Paulo, José Floriano; a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC, Professora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Território e, do curso Engenharia Ambiental e Urbano da UFABC, Rosana Denaldi; o Coordenador de Relações Metropolitanas da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas, Mário Reali; o Assessor de Planejamento da CDHU/Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, Eduardo Trani; a Gerente de Desenvolvimento Urbano e Rural de São Paulo, da Caixa Econômica Federal, Maria Cristina Chiquetti Carnier; e a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica, da Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Junia Santa Rosa.