Cohab promove evento Socioambiental aos alunos e familiares do Conjunto Heliópolis

A ação contou com exposição de maquetes e desenhos dos alunos, além de outros serviços disponíveis

A Cohab realizou neste sábado, dia 22, em parceria com a empresa terceirizada Urbaniza, uma Ação Socioambiental para as famílias moradoras dos Conjuntos Habitacionais Heliópolis L1 e L2. A atividade principal foi a premiação aos alunos do Ensino Fundamental II e do HAJA EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que produziram os melhores desenhos sobre a medição do gás metano e fotografias sobre lixo. Os vencedores foram premiados com tablets. O tema dos desenhos tem como função informar e despertar o senso crítico das crianças sobre a situação do lugar que moram. O evento contou com a presença do Presidente da Cohab, Luiz Carlos Antunes Corrêa, que ressalta o objetivo da Companhia em integrar a comunidade com ações sociais vinculadas ao bem estar do conjunto.

Outros serviços também estavam disponíveis às famílias dos alunos, como atendimento da OAB/Ipiranga, serviços da Secretaria da Saúde/ UBS – Ipiranga, o PROCON com auxílio aos consumidores, CRAS/Ipiranga com Programas Sociais, o CCA com matrícula para o pós-aula das crianças, corte de cabelos pela Escola de Cabelereiros Teruya, caminhão educativo da Eletropaulo com jogos sobre energia, Catmóvel com um centro de apoio ao trabalhador, Natura com oficina de maquiagem; além de outras atividades.
 

Premiado

O aluno Victor da Silva Ferreira, de 6 anos, foi premiado com um tablet pelo seu desenho que representa o lugar onde vive. O pai do aluno da 1ª série C, Marcos Vinícus Carvalho Ferreira elogia o evento promovido pela Cohab. “Os técnicos estão auxiliando e dando assistência às famílias que tem seus apartamentos com risco de contaminação do gás. São feitas reuniões e as medições diárias e semanais. Posso ficar tranqüilo, pois sei que a Cohab está tomando as providências necessárias para resolver esse problema”, disse o morador do Conjunto Habitacional Heliópolis L1.

 

Conjuntos Heliópolis L1 e L2

A gleba L do Conjunto Habitacional Heliópolis foi implantada em duas etapas e em dois períodos. O Conjunto L1 foi construído pela Cohab, em 1988, conta com 42 prédios com 16 apartamentos cada, que representam 672 unidades; o Conjunto L2 foi realizado pela SEHAB, em1994/95, são 30 prédios com 20 apartamentos cada um, que somam 600 unidades. No total são 1.272 unidades habitacionais construídas, em uma área de aproximadamente 106 mil m².
Por ocasião da regularização da gleba L, a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão que fiscaliza as condições ambientais; solicitou investigação ambiental que se refere a contaminação do solo, considerando o históricos de usos daquela área
Desde então a Cohab montou um Plano de Contingência, onde realiza ações de prevenção através de monitoramento de intrusão de vapores em ambientes (prédios, escolas, área comunitária e a Casa da Criança), e espaços confinados de infraestrutura (instalações de águas pluviais e instalações elétricas). Ações que garantem a eliminação de riscos à saúde das famílias do Conjunto e também há previsão de ações de combate para a presença do gás.