Empresa holandesa busca intercâmbio de projetos nas secretarias da Prefeitura

Responsável por todo o ciclo da água em Amsterdã, a Waternet irá fazer estudo das áreas precárias de Manancial

A Empresa Estatal Waternet, localizada em Amsterdã, Holanda, veio até a Sehab para buscar parcerias a fim de executar ações voltadas para o tratamento da rede de água e esgoto nas obras de urbanização. A empresa também visitou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, com a intenção de buscar outras parcerias dentro das ações da Prefeitura de São Paulo.

A Waternet é responsável de forma unificada, desde 2006, pelo abastecimento de água, tratamento de esgoto e também pelos resíduos sólidos da cidade de Amsterdã atendendo 1.3 milhões de habitantes. O Diretor da empresa Gerard Rundberg mostrou os benefícios que a empresa conquistou, entre eles: integração do serviço de atendimento ao cliente, divisão de responsabilidades na construção de infraestrutura, maior produtividade e o não uso de cloro nos processos de tratamento e abastecimento de água, diferente do que é usado em São Paulo.

 

Como proposta efetiva de trabalho o Secretário José Floriano propôs que a Waternet realize um estudo de viabilidade para uma possível parceria nas áreas da Zona Sul da capital, que estão inseridas no Programa Mananciais. Serão transmitidas ao Diretor Rundberg as informações referentes às áreas para possível instalação de uma estação de tratamento, isso para desafogar as Represas Billings e Guarapiranga. O reflexo seria em toda a rede de água e esgoto na cidade e daria um salto de qualidade nas obras de urbanização dentro das áreas que precisam de intervenção na região de Manancial.