Sehab busca atualizar procedimentos do Programa Minha Casa Minha Vida

Foi destacada a afinidade entre a meta da Secretaria Municipal da Habitação com os objetivos da Instituição Financeira Gestora do Programa, a CAIXA.

Nesta sexta-feira, dia 28, os técnicos do Departamento de Habi da SEHAB solicitaram um workshop com as equipes da CAIXA responsáveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida para esclarecer dúvidas, aperfeiçoar os procedimentos e seguir os critérios técnicos e sociais que o Programa exige. O Secretário José Floriano iniciou o evento, que foi seguido de uma apresentação que tratou de todas as etapas envolvidas no processo de reassentamento das famílias dentro das obras de urbanização de favelas. São eles: identificar as demandas, atualizar os procedimentos para seleção das famílias, segmentar a classificação, a documentação necessária, os valores das prestações e as ações que envolvem o trabalho do segmento social do Departamento.

O objetivo é investir na qualidade dos reassentamentos, de políticas públicas integradas para contribuir para um processo de emancipação das famílias. Os consultores da CAIXA acrescentaram que o processo de pós-moradia envolve uma incorporação de um novo estilo de vida; uma conscientização de novas noções de sociedade, buscando fomentar a organização comunitária, a autonomia, a consciência de coletividade e os laços sociais; assessorar e acompanhar a implantação da gestão condominial e promover ações de educação patrimonial e ambiental.

Uma das palestrantes da CAIXA destacou a afinidade entre a meta da Secretaria Municipal da Habitação, viabilização de 55 mil unidades habitacionais, com os objetivos da Instituição Financeira Gestora do Programa, a CAIXA. “O Minha Casa Minha Vida deve ser visto além de uma simples solução habitacional, ele deve ser encarado também como uma solução social. Existe um alinhamento entre os técnicos de Habi/Social e a CAIXA, pois ambos buscam uma nova conscientização das famílias, que elas se adaptem o mais rápido possível a esse novo estilo de vida”, argumentou Emeri Angela Massutti, que compõe a equipe de Gerencia de Desenvolivmento Urbano Rural de São Paulo – GIDUR/SP.

Após as apresentações, os técnicos e diretores do Departamento de Habi realizaram uma sabatina de questões aos representantes da CAIXA para esclarecimento de dúvidas. “Esse encontro tem muito valor para apurarmos os procedimentos exigidos pelo Minha Casa, inclusive para atendimento de demandas e os índices que priorizam as intervenções nas áreas”, ressaltou Nancy Cavallete, Diretora Social do Departamento de Habi.

Participaram do evento as equipes da CAIXA de Gerencia de Desenvolvimento Urbano e Rural São Paulo – GIDUR/SP, Gerência de Alienação de Imóveis de São Paulo – GILIE/SP, Superintendência Regional Sé e a CAIXA/PMSP – Mesa Paulistana e os profissionais das Habi regionais.