Delegação de Habitação do Quênia irá visitar projeto de urbanização na Zona Sul

A Delegação se interessou nos procedimentos usados no processo de urbanização de favelas

O projeto do Cantinho do Céu, na região do Grajaú, será objeto de visita da Delegação do Ministério da Habitação do Quênia. A agenda, que será na quarta, dia 24, foi estabelecida pelo Secretário Municipal de Habitação, José Floriano, durante reunião com a delegação do Quênia em seu gabinete. Eles serão transportados até o projeto e acompanhados por um técnico da Secretaria para poderem vivenciar essa experiência. “Estamos ansiosos para conhecer o Cantinho do Céu. Poderemos constatar a aplicação das teorias que foram exibidas na reunião. É como se fosse uma aula prática”, ressaltou Robert Ruckwaro, Professor do Departamento de Arquitetura e Construção da Universidade de Nairóbi.

Os representantes de habitação do país africano vieram até a SEHAB conhecer e se interar dos procedimentos que envolvem a política de urbanização de favelas em São Paulo. O secretário apresentou as metas para habitação que estão previstas segundo o Plano de Metas 2013-2016 do Prefeito Haddad. O objetivo é ampliar o acesso à moradia através da produção de 55 mil unidades habitacionais (Meta 29), beneficiar 70 mil famílias no Programa de Urbanização de Favelas (Meta 30) e 220 mil famílias no Programa de Regularização Fundiária (Meta 31).

Houve interesse dos visitantes em questões referentes ao pagamento pelas moradias populares recebidas dentro dos Programas, constatada pela vulnerabilidade social das famílias. “O nosso programa habitacional compromete 10% da renda familiar no financiamento das unidades. Em casos que apresentam falta de renda, existem acordos com o Governo do Estado para prestação de serviço dos membros dessa família como pagamento. Assim incorporamos cidadania, direitos e deveres àquela família”, afirmou o secretário José Floriano.