SEHAB apresenta modelo habitacional de São Paulo em Congresso na África do Sul

A Secretaria atuou em projeto de cooperação técnica em comunidade da cidade de Durban

Uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação foi à África do Sul, entre os dias 12 a 18 de Julho participar do congresso Metropolis Annual Meeting, em Joanesburgo, que contou com representantes de 58 países. No evento, o Secretário José Floriano apresentou o Plano de Metas 2013-2016 e a metodologia de trabalho da Secretaria para urbanização de assentamentos precários e produção de unidades habitacionais. “Esse evento nos inspira a continuar desenvolvendo um trabalho com consciência social e excelência técnica. Somos referência em construir habitações de interesse social para muitos países que estão no Congresso”, afirmou o Secretário José Floriano.

Após a apresentação, o secretário participou de um debate que contou com questões da platéia. “Apresentamos as metas do Programa de Urbanização de Favelas, de Mananciais e de Regularização Fundiária. São ações de planejamento que estendem o direito à moradia”.

Durante sua apresentação o Secretario também expôs os principais resultados da parceria da SEHAB com a cidade de Durban no desenvolvimento de um projeto de urbanização para a comunidade de Welbedacht.

A Vice-Prefeita da cidade de São Paulo, Nádia Campeão, também realizou palestra no Metropolis Annual Meeting. O tema de sua apresentação foi a conjuntura econômica, social e política da cidade de São Paulo, que sustenta a relevância da cidade.

Comunidade Welbedacht - Durban

Metropolis e Cidades e Governos Locais Unidos lideram uma iniciativa de cooperação técnica entre São Paulo e Durban na qual a SEHAB compartilha sua experiência com instrumentos de planejamento estratégico aplicados na priorização das intervenções e melhoria dos assentamentos precários.

Esta iniciativa aplica em Welbedacht, um assentamento precário de Durban, a experiência prática extraída das políticas habitacionais de São Paulo, pois ambas as cidades estão expostas a um crescimento urbano acelerado que gerou os assentamentos precários. Welbedacht está localizado a 40 km do centro de Durban e conta com 4.500 famílias instaladas em unidades habitacionais espalhadas desordenadamente em um extenso território sem acesso a equipamentos e serviços públicos e urbanos. Welbedacht encontra-se em expansão e aproximadamente 1.000 famílias ainda precisam ser reassentadas, dessa forma, o momento é oportuno para a revisão do projeto original elaborado pelo poder público local, inserindo novos conceitos propostos pelos técnicos da SEHAB em busca de inovação e melhor qualidade urbanística para o local.

A proposta da SEHAB foi a elaboração de um plano de trabalho social para realizar um diagnóstico da comunidade e identificar suas principais demandas para viabilizar a urbanização do bairro. Também foi proposto um maior adensamento das novas unidades para otimizar o espaço físico do terreno e economizar com a infra-estrutura. Além disso, serão construídos um Centro Comunitário e espaços públicos de convivência.

Dentre os diversos temas explorados durante essa parceria destacam-se as estratégias para aquisição de terrenos, os modelos de financiamentos e recursos necessários para garantir a implementação da política habitacional e, principalmente, a metodologia do trabalho social e capacitação das comunidades para garantir sua participação e controle no desenvolvimento e gestão de todo o ciclo dos projetos inclusive no período pós-ocupação. Esse tema foi extremamente relevante já que a participação social na África do Sul ainda é pouca representativa. “A parceria técnica e estratégica entre as cidades de São Paulo e Durban é baseada em um forte compromisso de ambas as cidades. Posteriormente, há a possibilidade de se replicar tais práticas em outras comunidades de Durban”, disse o Secretário em visita à Welbedacht. Além de visitar a área o Secretário participou de um Workshop com técnicos e representantes da Prefeitura local no qual foram apresentados os principais resultados da parceria até o momento e também a elaborado um planejamento para os próximos meses de trabalho já que a iniciativa seguirá até 2014.

Participaram das ações estratégicas no projeto de cooperação técnica e também no congresso em Joanesburgo, o Secretário Municipal José Floriano, a Diretora Social, Nancy Cavallete e os arquitetos Marcelo Rebelo de Moraes e Thiago Soares Barbizan.