Habisp serve como base para criação de sistema de dados habitacionais em São Bernardo

O HABISP.plus trata de atualizar e disponibilizar dados referentes à habitação de interesse social na cidade

Foi firmado, em 2011, um Convênio de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Bernardo e a Aliança das Cidades para possibilitar a implantação e customização de um sistema de informações para habitação social na cidade do ABC, nos moldes do sistema paulistano, o Habisp.

De acordo com a realização do Seminário “Sistema de Informação de Habitação de Interesse Social (Sihisb), uma experiência de customização do Habisp”, que aconteceu em São Bernardo, dia 09, foi exibido esse intercâmbio e as ferramentas que foram adequadas, à partir do Habisp, para a efetivação do Sihisb. Houve também o lançamento de um livro, que retrata essa experiência vivida pelos representantes do setor de habitação de interesse social de São Bernardo.

Como gerenciadores do projeto Habisp, estiveram no Seminário à equipe da Sehab que realiza as atualizações e que pensou no aperfeiçoamento do sistema, o que desenvolveu o Habisp.plus. O novo formato conta com uma ferramenta mais moderna, que dá mais agilidade ao trabalho das equipes técnicas envolvidas na solução dos problemas relacionados à habitação, além de informações relacionadas ao andamento das obras e do planejamento habitacional para os próximos quatro anos.

“Esse Seminário é muito importante para trocarmos experiências. O Habisp.plus é uma sintonia quem desenvolve todos os setores da SEHAB, além de nos auxiliar no cumprimento das metas de governo referentes à habitação”, ressaltou José Floriano, Secretário Municipal de Habitação de São Paulo. Acrescentou ainda que essa funcionalidade de informações organizadas e acessíveis possibilita uma estratégia de ações que traz mais resultados sem demandar muito tempo.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes o Secretário Municipal de Habitação de São Paulo, José Floriano de Azevedo Marques Neto, o Diretor da Aliança das Cidades, William Cobbett, a Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, a Secretária de Habitação de São Bernardo do Campo, Tássia Regino e a representante do Banco Munidal, Juliana Garrido.