Retrofit é tema debatido em Convenção do Secovi

O segundo tema, escassez de terrenos, suscitou a revitalização de prédios do Centro com alternativa

O uso do retrofit em prédios foi um dos temas abordados durante Convenção do Secovi – SP (Sindicato de Habitação), nesta quarta-feira, dia 18. Também foram objetos de discussão os desafios que o setor imobiliário enfrenta para diminuir os gargalos enfrentados com a insegurança jurídica, escassez de terrenos e entraves para aprovação de novos empreendimentos na cidade. Estiveram presentes os secretários Fernando Franco de Mello (SMDU), José Floriano (SEHAB) e Paula Maria Motta Lara (SEL).

No segundo tema da convenção, que tratou da escassez de terrenos para novos empreendimentos, foi elencada a utilização da modalidade retrofit para os prédios do Centro, ao invés de buscar a captação de novas áreas dentro de uma oferta reduzida. Esse estilo envolve ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção atual, adequá-las às exigências e desse modo, aumentar a sua vida útil.

A Secretaria de Habitação tem dois prédios em estágio avançado de obras através do retrofit, o Ed. Cineasta, na Avenida São João e o Ed. Sande II, na Rua Asdrúbal do Nascimento.

 

Déficit habitacional
O número do déficit chega a 230 mil famílias. Para sanar uma quantia desse número serão viabilizadas 55 mil unidades habitacionais em quatro anos. Vale realçar que nos últimos dez anos foram construídas 30 mil unidades.

“Estão em andamento 19 mil unidades. Neste ano serão 5 mil unidades concluídas. A Convenção busca adequar e incrementar o setor imobiliário ao contexto vigente. Estamos nesse sentido, com a participação dos movimentos, produzindo HIS que contribui para diminuir o déficit”, afirmou José Floriano, Secretário Municipal de Habitação.

Convenção setor imobiliário
O evento terá programação de quatro dias, de 18/9 a 21/9. Na mesa de abertura participaram Claudio Bernardes, Presidente do Secovi-SP; Fernando Hadaad, Prefeito do Município de São Paulo; Roberto Egydio Setubal, Presidente Executivo do Banco Itaú Unibanco S/A e; o Prof. Eduardo Giannetti da Fonseca, Economista.